Gestão de riscos e controle interno é o tema da 1a live de pré-lançamento do livro "Agência Espacial Brasileira: Um diagnóstico de gestão", no próximo dia 12/08/2021, às 20:00h.
Olá, leitora! Olá, leitor!
Conforme destacado nas últimas lives e publicações do Brazilian Space, as lives de pré-lançamento do livro "Agência Espacial Brasileira: Um diagnóstico de gestão", de autoria de Rui Botelho, editor do Brazilian Space, começarão na próxima quinta-feira, dia 12/08/2021, às 20:00h.
O desenvolvimento de sistemas complexos ligados ao setor espacial possuem, pela sua própria natureza, uma superfície de riscos considerável que demanda mecanismos de controle interno, rastreabilidade e responsabilização no processo de desenvolvimento (em tempo de projeto), mas, também, durante a operação desses sistemas. Logo, a gestão de riscos e o controle interno são disciplinas basilares dentro do desenvolvimento de sistemas espaciais.
No entanto, no que tange a governança e gestão de órgãos do setor espacial, como a AEB, por exemplo, esse tema é ainda muito pouco estruturado e efetivo em termos de resultados no controle das atividades de gestão, de modo a garantir a rastreabilidade das ações e a responsabilização dos atores dos processos, de modo a mitigar os diversos riscos inerentes aos seus processos de governança e de gestão, finalísticos (chave), gerenciais e de apoio.
Como forma de trazer luz sobre esse tema, o livro AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA: Um diagnóstico de gestão, de autoria de Rui Botelho, descreve a realidade da AEB quando dos primeiros passos para a implantação de uma política de gestão de riscos, controle interno e governança para o órgão, de acordo com o preconizado pela Instrução Normativa Conjunta nr 1/2016, emanada pelo Ministério do Planejamento e pela Controladoria Geral da União.
No momento do pré-lançamento do livro, que ocorrerá em 26/08/2021, Rui Botelho, autor do livro e Editor do Brazilian Space, convidou o ex-colega da AEB Rafael Duarte, atualmente auditor de controle interno do Distrito Federal, para tratar do tema e tentar esclarecer como a falta de uma gestão e governança eficientes, com controle interno e gestão de riscos bem estabelecidos pode impactar nos resultados (na eficiência e eficácia) da instituição, na linha do que foi abordado no livro.
Rafael Duarte é administrador pela PUC-Goiás, auditor de controle interno no Governo do Distrito Federal, ex-servidor da AEB no cargo de Analista em C&T Júnior e ex-microempresário da área de tecnologia da informação.
Brazilian Space
Comentários
Postar um comentário