REUTERS Exclusivo: Segundo Fontes, Casa Branca Revisa Contratos da SpaceX Enquanto Disputa Entre Trump e Musk Se Intensifica
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: REUTERS/Gabriel V. Cardenas – Direitos de Licenciamento
![]() |
| Vista das instalações da SpaceX em Starbase, Texas, EUA, em 5 de junho de 2025, enquanto a disputa entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e Elon Musk se intensifica. |
De acordo com um matéria publicada pelo portal da Agência REUTERS em 13/06, no início deste mês, a Casa Branca ordenou ao Departamento de Defesa e à NASA que reunissem informações sobre contratos bilionários com a SpaceX, após o confronto público entre o presidente Donald Trump e o bilionário Elon Musk, disseram quatro pessoas familiarizadas com a ordem à Reuters.
Dando início a uma revisão em andamento, o governo ordenou que as agências analisassem os contratos de Musk para preparar possíveis retaliações contra o empresário e suas empresas, segundo essas pessoas. Como a Reuters noticiou na quinta-feira, autoridades do Pentágono também estão considerando reduzir o papel que a SpaceX — empresa espacial e de satélites de Musk — pode desempenhar em um novo e ambicioso sistema de defesa antimísseis dos EUA.
A Reuters não conseguiu determinar se a Casa Branca pretende cancelar algum dos cerca de 22 bilhões de dólares em contratos federais atualmente firmados com a SpaceX. Mas a revisão mostra que o governo está dando seguimento à ameaça feita por Trump durante sua briga com Musk na semana passada, de possivelmente encerrar negócios e subsídios para empreendimentos do empresário. “Vamos analisar tudo”, disse o presidente a repórteres a bordo do Air Force One em 6 de junho.
Em um e-mail à Reuters, um porta-voz da Casa Branca não respondeu a perguntas sobre os negócios de Musk, dizendo apenas que o “governo Trump está comprometido com um processo rigoroso de revisão para todas as licitações e contratos”. Em declaração separada, um porta-voz da NASA afirmou que a agência “continuará trabalhando com nossos parceiros da indústria para garantir que os objetivos do presidente no espaço sejam alcançados”.
Nem a SpaceX nem autoridades do Departamento de Defesa responderam aos pedidos de comentário.
As pessoas familiarizadas com a ordem disseram que o escrutínio dos contratos visa dar ao governo capacidade de agir rapidamente caso Trump decida tomar medidas contra Musk, que até recentemente era assessor sênior do presidente e chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), responsável por cortes de custos. A revisão seria “munição política”, disse uma das fontes.
Não está claro se o governo dos EUA poderia, legal ou praticamente, cancelar contratos existentes. Mas a possibilidade levanta preocupações entre especialistas em governança de que questões políticas e pessoais possam influenciar indevidamente decisões que afetam os cofres públicos, a segurança nacional e o interesse público.
“Existe uma ironia aqui: os contratos de Musk estarem sujeitos ao mesmo tipo de escrutínio político subjetivo que ele e sua equipe do DOGE aplicaram a milhares de outros contratos”, disse Scott Amey, especialista em contratos e conselheiro geral do Project on Government Oversight, um grupo de vigilância com sede em Washington. “Qualquer decisão não deve se basear no ego de dois homens, mas sim nos melhores interesses do público e da segurança nacional.”
Nos últimos anos, a SpaceX de Musk tornou-se uma parceira crucial do governo dos EUA em grande parte de seu trabalho aeroespacial e de defesa — lançando satélites e outras cargas espaciais, e potencialmente administrando um elemento vital do escudo antimísseis “Cúpula Dourada” planejado por Trump.
Embora Musk tenha tentado, nos últimos dias, recuar em algumas de suas críticas ao presidente — como pedir o impeachment de Trump na semana passada e vinculá-lo a um condenado por crimes sexuais — seus ataques chamaram atenção para a dependência do governo em relação à SpaceX.
Antes de recuar, Musk chegou a ameaçar desativar a nave Dragon da empresa. Essa espaçonave, parte de um contrato de aproximadamente 5 bilhões de dólares com a NASA, é atualmente o único veículo dos EUA capaz de transportar astronautas de e para a Estação Espacial Internacional.
A SpaceX também está construindo uma rede de centenas de satélites espiões sob um contrato confidencial com o Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO), uma agência de inteligência dos EUA. Esse contrato foi uma transação crucial para a SpaceX, aprofundando seus vínculos com os serviços de defesa e inteligência do país.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário