Equipes de Fogueteiros da UFABC e da UFSC Conquistam nos EUA Títulos Para o Brasil em Competição Internacional de Engenharia de Foguetes

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fonte: UFABC
Equipe de fogueteiros da UFABC.

Foi confirmado ontem (16/06), pelo portal da Universidade Federal do ABC (UFABC), que a equipe de foguetemodelismo UFABC Rocket Design alcançou um feito histórico para o Brasil: consagrou-se campeã da International Rocket Engineering Competition (IREC) 2025, realizada nos Estados Unidos, na Categoria de 10k ft Sólido SRAD.
 
A 18ª edição dessa competição — considerada a “Copa do Mundo” do setor — ocorreu entre os dias 9 e 14 de junho, no estado do Texas, e reuniu mais de 2.000 participantes, entre estudantes, professores e mentores, representando mais de 150 instituições de ensino superior de diversos países.
 
O projeto vencedor da equipe foi o foguete Aracê, desenvolvido especialmente para representar o Brasil em duas das maiores competições internacionais da área: a própria IREC e a Latin American Space Challenge (LASC), maior torneio de engenharia experimental de foguetes e satélites da América Latina.
 
Um dos diferenciais técnicos do Aracê foi a utilização de um simulador desenvolvido internamente na UFABC, fruto de um projeto de iniciação científica conduzido pelo aluno Wilson Luiz de Oliveira Junior, intitulado "Simulação 6 DOF de um foguete de sondagem não guiado com o Matlab/Simulink". O trabalho contou com orientação da Profa. Dra. Heloise Assis Fazzolari, do curso de Engenharia Aeroespacial, coorientação do Prof. Me. Carlos Alberto de Paiva Carvalho (ITA), e apoio do Prof. Dr. Cesar Freire.
 
Graças a esse modelo de simulação, o apogeu previsto para o foguete era de 3.272 metros — valor que praticamente se confirmou na prática: no lançamento durante a competição, a altitude medida foi de 3.255 metros, com uma impressionante margem de precisão de 99,5%.
 
A UFABC Rocket Design reúne cerca de 130 estudantes de diferentes cursos de graduação da universidade, unidos pelo desafio de projetar, construir e lançar foguetes experimentais de alta performance.
 
Este triunfo inédito marca um importante avanço para o cenário aeroespacial nacional e projeta a criatividade, o rigor técnico e a competência dos estudantes brasileiros no cenário internacional.
 
🎥 Confira o vídeo da premiação: "UFABC - 1º Lugar - IREC 2025 - 10k SRAD solid"
 
Vale também informar que a equipe de fogueteiros KOSMOS ROCKETRY do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conquistou o terceiro lugar na Categoria de 30k ft Sólido SRAD, com um foguete de um estágio, que foi completamente desenvolvido por estudantes. O projeto atingiu cerca de Mach 1.27 – o que significa 1,27 vezes a velocidade do som, algo em torno de 1.570 km/h – e atingiu 24.190 pés de altitude (quase 7,4 quilômetros).

Com esse resultado, a Kosmos conquistou dois troféus: um pela performance na categoria e outro, o Sportsmanship Awards, exclusivo para equipes com especial espírito competitivo.

Fonte: UFSC
Lançamento do foguete da equipe da UFSC.

Premiações conquistadas pela equipe da UFSC.

Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários