A Startup Européia 'The Exploration Company' Apresentou Planos Para Voos Espaciais Tripulados
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: SpaceNews/Jeff Foust
![]() |
Victor
Maier, da The Exploration Company, exibe um modelo da versão tripulada
da espaçonave Nyx da empresa durante o Paris Air Show em 16 de junho. |
No dia de ontem (17/06), o portal SpaceNews noticiou que a startup europeia The Exploration Company, que está desenvolvendo uma espaçonave de carga com um voo de teste crucial previsto para os próximos dias, afirma ter planos de longo prazo para também realizar voos tripulados.
De acordo com a nota do portal, a empresa revelou um modelo atualizado de sua Espaçonave Nyx durante o Paris Air Show (este sim um verdadeiro evento aeroespacial, uma feira onde as empresas do mundo todo fazem negócios de verdade) em 16 de junho. A Nyx está sendo desenvolvida com planos para um voo de teste até a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2028, por meio de um programa da Agência Espacial Europeia (ESA) voltado ao desenvolvimento de espaçonaves de carga.
A The Exploration Company afirma que, embora a Nyx seja inicialmente usada para missões de carga, há planos para criar uma versão para voos tripulados. O modelo apresentado mostrava dois astronautas a bordo junto com a carga.
“Já realizamos os primeiros estudos”, disse Victor Maier, responsável pelos negócios da empresa na Alemanha e Europa Central, durante o evento de apresentação. Segundo ele, uma versão totalmente tripulada da Nyx poderia acomodar quatro ou cinco astronautas, com um design interno que inclui janelas e telas sensíveis ao toque, semelhante à Crew Dragon da SpaceX.
Ele explicou que a empresa está considerando uma versão tripulada agora porque já precisa oferecer suporte a voos para a ISS e futuras estações comerciais, onde os astronautas entrarão e trabalharão dentro da espaçonave enquanto estiverem acoplados. “Então, já estamos atendendo a alguns dos requisitos para a certificação de voos espaciais tripulados uma vez acoplados à estação.”
Maier estimou que o desenvolvimento de uma versão tripulada da Nyx levaria cerca de 10 anos e custaria em torno de um bilhão de euros (US$ 1,15 bilhão). No entanto, disse que agora é o momento certo para discutir o assunto, já que a ESA está se preparando para sua conferência ministerial no final de novembro, na Alemanha.
“Precisamos que a Europa decida se queremos ter isso aqui na Europa”, disse ele sobre a espaçonave tripulada. “Este é o momento deste ano, durante a conferência ministerial em Bremen, em que os Estados-membros podem tomar essa decisão.”
Ele afirmou que uma versão tripulada exigiria apoio dos governos europeus — presumivelmente da ESA — pois o custo elevado está além da capacidade de financiamento privado ou mesmo de apoio a nível nacional. “Precisamos da Europa, porque nenhum país sozinho seria capaz de fazer isso.”
Missão Possible
Enquanto isso, a The Exploration Company está focada na versão de carga da Nyx. Em entrevista após o evento de apresentação, Maier disse que a empresa tem seis missões planejadas, incluindo a missão de demonstração para a ESA, três missões para a Starlab Space e missões individuais para a Axiom Space e a Vast.
A empresa lançou sua primeira espaçonave de teste, chamada Mission Bikini, em julho passado, no voo inaugural do Ariane 6. No entanto, a falha da etapa superior do foguete em realizar a queima final para reentrada impediu que a espaçonave se separasse e realizasse o teste de reentrada planejado.
O próximo voo de teste é chamado Mission Possible. Esta será uma espaçonave maior, com massa de 1,6 tonelada e diâmetro de 2,5 metros. Segundo Maier, será um teste completo de todas as tecnologias necessárias para a Nyx — desde a reentrada até o pouso na água — ao contrário da Mission Bikini, que testou apenas sistemas de reentrada.
A Mission Possible também transportará carga para clientes. Ele disse que há cerca de 300 quilos de carga a bordo, incluindo experimentos cosméticos, farmacêuticos e até bebidas alcoólicas. “Portanto, diferentes casos de uso para a futura comercialização do espaço.”
A Mission Possible será lançada na missão Transporter-14 da SpaceX. Maier disse que o lançamento é iminente, mas não pôde divulgar uma data específica. De acordo com manifestos de lançamento não oficiais, o lançamento do Falcon 9 da Transporter-14 a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, está previsto para o dia 21 de junho.
A espaçonave passará apenas cerca de três horas em órbita antes de reentrar e pousar no Oceano Pacífico. Maier disse que um navio de recuperação da espaçonave já partiu de um porto no Alasca rumo ao local de pouso.
A The Exploration Company não tem planos de realizar outro voo de teste após a Mission Possible antes da missão de demonstração para a ISS. Segundo Maier, pode haver oportunidades para testes adicionais em solo de alguns sistemas, caso necessário, após essa missão.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário