Lançadores Reutilizáveis Chineses: Uma Visão Geral dos Projetos Atuais
Caros leitores e leitoras do BS!
Há exatamente três semanas atrás, o Diretor Técnico na Way4Space (uma startup francesa), o Sr. François Buffenoir, publicou em sua página oficial no Linkedin uma interessante nota intitulada "Lançadores Reutilizáveis Chineses: Uma Visão Geral dos Projetos Atuais"
O diretor da Way4Space iniciou sua nota dizendo: Muitos de vocês reagiram ao meu post anterior sobre o desenvolvimento de lançadores reutilizáveis na China. Aqui está uma visão geral completa (espero):
➡️ Primeiro, a fabricante estatal China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) está desenvolvendo reutilizáveis e, em 2024, por meio de sua filial da Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Xangai (SAST), começou a testar um demonstrador.
Além disso, várias start-ups já passaram no estágio de "teste de salto", ou seja, um voo de baixa altitude com decolagem e pouso vertical:
➡️ iSpace: O protótipo Hyperbola-2Y completou com sucesso dois testes em novembro e dezembro de 2023, atingindo uma altitude de até 343 metros.
➡️ LandSpace: O Zhuque-3 VTVL-1 completou um voo vertical de 10 km em setembro de 2024.
➡️ Galactic Energy: o protótipo Huoniao-1 foi testado em 2023.
➡️ CAS Space: Em março de 2023, a empresa realizou com sucesso um teste de recuperação do mar de seu protótipo.
➡️ Deep Blue Aerospace: O protótipo Nebula-M vem sendo testado desde 2021, atingindo uma altitude de até 1 km. No entanto, foi danificado durante um test drive em setembro de 2024.
➡️ Space Pioneer: Em 2021, a empresa testou a resistência do trem de pouso em um teste sem motor.
➡️ Space Epoch: Em 28 de maio de 2025, o protótipo Yuanxingzhe-1 completou um voo de 2,5 km com um pouso controlado no mar.
A maioria desses empreendimentos comerciais visa lançadores capazes de colocar entre 8 e 12 toneladas em órbita baixa. O Tianlong-3 da Space Pioneer se destaca por ter uma capacidade de 17 toneladas, colocando-o na categoria do Falcon 9 da SpaceX.
Todos esses projetos serão bem-sucedidos? Nada é menos certo. Embora o governo chinês esteja investindo pesadamente no setor espacial, o desenvolvimento de um lançador reutilizável completo continua difícil. E pode-se perguntar se o mercado chinês, mesmo em pleno crescimento, é capaz de alimentar tantos foguetes.
No entanto, essa efervescência atesta o forte dinamismo da indústria espacial chinesa e seu rápido aumento na competência tecnológica.
P.S.: Duas outras empresas chinesas, Cosmoleap e Nayuta Space, anunciaram sua intenção de desenvolver um lançador reutilizável pego no retorno pela torre de lançamento, como a Starship. No entanto, eles ainda não atingiram o estágio de primeiros testes.
Créditos das fotos: iSpace, LandSpace, Galactic Energy, CAS Space, Deep Blue Aerospace, Space Pioneer, Space Epoch, SAST
Aproveitando a oportunidade, gostaria de fazer uma pergunta a todos os nossos entusiastas: Existe atualmente alguma startup brasileira atuando no setor de foguetes, com planos de desenvolver tecnologias voltadas para lançadores reutilizáveis? Se sim, qual seria o nome dessa empresa?
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário