Casa Branca Retirará a Indicação de Isaacman Para Liderar a NASA

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: NASA/Bill Ingalls
Jared Isaacman em uma audiência de confirmação em 9 de abril para sua nomeação como administrador da NASA.

No dia de ontem (31/05), o portal SpaceNews noticiou que a Casa Branca está retirando a indicação de Jared Isaacman para ser administrador da NASA, lançando uma agência que já enfrenta cortes orçamentários massivos propostos em ainda mais desorganização.
 
De acordo com a nota do portal, em uma declaração ao SpaceNews em 31 de maio, a porta-voz da Casa Branca, Liz Huston, disse que a administração está procurando uma nova pessoa para liderar a agência. A declaração foi divulgada após um relatório mais cedo no mesmo dia pelo Semafor informando que a Casa Branca retiraria a nomeação.
 
“O Administrador da NASA ajudará a liderar a humanidade no espaço e a executar a ousada missão do Presidente Trump de fincar a bandeira americana no planeta Marte”, afirmou Huston. “É essencial que o próximo líder da NASA esteja em total alinhamento com a agenda America First do Presidente Trump, e um substituto será anunciado diretamente por ele em breve.”
 
A declaração não revelou por que a Casa Branca está buscando um novo indicado, e Huston não respondeu imediatamente às perguntas sobre a decisão. A nota também não esclareceu se a decisão de retirar a indicação partiu da Casa Branca ou de Isaacman, embora outras fontes afirmem que a decisão foi da administração.
 
O Presidente Trump afirmou em uma postagem nas redes sociais no final do dia 31 de maio que estava retirando a indicação. “Após uma análise cuidadosa de associações anteriores, estou retirando a nomeação de Jared Isaacman para liderar a NASA. Em breve, anunciarei um novo indicado que estará alinhado com a missão e colocará a América em primeiro lugar no espaço”, afirmou.
 
Em sua própria postagem pouco depois, Isaacman agradeceu a Trump, ao Senado e “a todos que me apoiaram ao longo desta jornada”. Ele não abordou diretamente a decisão da Casa Branca, dizendo apenas que os seis meses desde que Trump anunciou sua intenção de nomeá-lo “foram esclarecedores e, sinceramente, um pouco emocionantes”.
 
“O Presidente, a NASA e o povo americano merecem o melhor — um Administrador pronto para reorganizar, reconstruir e mobilizar as mentes mais brilhantes para entregar os feitos transformadores para os quais a NASA foi criada”, acrescentou Isaacman.
 
A decisão de retirar a indicação de Isaacman foi um choque para a indústria espacial. Até então, tudo indicava que Isaacman seria confirmado nos próximos dias. O líder da maioria no Senado, John Thune (R-S.D.), apresentou um pedido de votação em 22 de maio, um procedimento que permitiria a confirmação de Isaacman na semana de 3 de junho.
 
Não houve oposição pública à nomeação por parte dos republicanos, que detêm a maioria no Senado, e vários democratas da Comissão de Comércio do Senado votaram com os republicanos para encaminhar favoravelmente a indicação ao plenário em 30 de abril.
 
Isaacman também tinha forte apoio da indústria, com várias organizações fazendo lobby junto ao Senado, primeiro por uma audiência de confirmação e depois por sua aprovação. Ele recebeu o apoio de 28 ex-astronautas da NASA, que assinaram uma carta em março endossando sua nomeação, além do ex-administrador da NASA, Jim Bridenstine, que disse acreditar que Isaacman seria um administrador “incrível”.
 
Um senador expressou consternação com os relatos de que a Casa Branca poderia retirar a indicação de Isaacman. “Astronauta e empresário de sucesso @RookIsaacman foi uma escolha sólida do Presidente Trump para liderar a NASA. Fiquei orgulhoso de apresentar Jared em sua audiência e me oponho fortemente a qualquer esforço para atrapalhar sua nomeação”, postou o senador Tim Sheehy (R-Mont.) nas redes sociais em 31 de maio.
 
Ainda não está claro o que levou a Casa Branca a mudar de rumo em relação à nomeação. Algumas fontes especulam que isso tenha ligação com o desgaste no relacionamento entre o Presidente Trump e Elon Musk, CEO da SpaceX, que tem sido um conselheiro próximo do presidente. A decisão veio um dia após Trump e Musk realizarem uma coletiva de imprensa para marcar o fim do mandato formal de Musk como funcionário especial do governo apoiando o Departamento de Eficiência Governamental, embora a nomeação não tenha sido mencionada publicamente durante o evento.
 
Isaacman era amplamente visto como a escolha de Musk para liderar a agência. Ele já havia sido cliente da SpaceX, liderando as missões privadas de astronautas Inspiration4 e Polaris Dawn.
 
O New York Times informou em 31 de maio que Trump decidiu retirar a indicação após ser informado de que Isaacman havia feito doações, nos últimos anos, a candidatos democratas e a comitês partidários do partido. Embora isso explicasse os comentários de Trump sobre “associações anteriores”, essas doações já eram públicas e amplamente noticiadas desde pouco depois do anúncio da nomeação.
 
A decisão também ocorre um dia após a NASA divulgar mais detalhes sobre sua proposta de orçamento para o ano fiscal de 2026, que prevê cortar cerca de 25% dos gastos gerais da agência, com cortes ainda mais profundos em ciência, tecnologia espacial e outras áreas fora da exploração.
 
Isaacman, em respostas escritas a perguntas de membros da Comissão de Comércio do Senado em abril, disse que não participou das deliberações orçamentárias, mas afirmou que os relatos de que o financiamento para ciência poderia ser reduzido em quase 50% “não parecem ser um resultado ideal”. Os documentos orçamentários divulgados em 30 de maio, bem como um esboço preliminar apresentado quatro semanas antes, confirmaram esses cortes.
 
“Não fiz meu último voo — seja lá de que forma isso aconteça — mas continuo incrivelmente otimista de que os maiores dias da humanidade como exploradores do espaço ainda estão por vir”, escreveu Isaacman em sua postagem. “Sempre serei grato por esta oportunidade e estarei torcendo pelo nosso Presidente e pela NASA enquanto nos conduzem à maior aventura da história humana.”
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso amigo e leitor Eugênio Preza (CEO da startup EP.Space.Br) pelo envio dessa noticia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários