Pontes deixa alunos da UnB na mão e se manda para Dubai. Foguete da alegria tem agora 23 aspones

Olá, leitora! Olá, leitor!

Segue abaixo a notícia "Pontes deixa alunos da UnB na mão e se manda para Dubai. Foguete da alegria tem agora 23 aspones", publicada no site Capital Digital, no dia 13/10/2021.


Além da matéria do Capital Digital, temos informações que a comitiva já chegou a 25  pessoas, incluindo dois celetistas  da FUNCATE lotados na AEB que estão indo as custas do PNUD.


Pelo que soubemos esses celetistas da FUNCATE vem realizando atividades não previstas no contrato da AEB com a referida fundação, pelos quais foram contratados, atuando inclusive como se concursados fossem, o que caracterizaria usurpação de função púbica!


Saudações e boa leitura!


Brazilian Space

Pontes deixa alunos da UnB na mão e se manda para Dubai. Foguete da alegria tem agora 23 aspones

Por Luiz Queiroz
13 de outubro de 2021
 
(Fonte: capitaldigital.com.br)

Embora esteja levando para Dubai uma comitiva agora contendo 23 aspones de luxo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, está prestes a dar uma ‘banana’ para cinco alunos de engenharia aeroespacial da UnB, que perderão a viagem para os Emirados Árabes, onde participariam do 72º Congresso Congresso Internacional de Astronáutica (cuja sigla é IAC em inglês).

Desde maio os pais dos alunos estão sendo enrolados pelo MCTI com a liberação das passagens e hospedagens, por falta de um acordo com a UnB. Marcos Pontes chegou a colocar um funcionário para entrar em contato com os familiares dos alunos, como forma de evitar o constrangimento que vinha passando em suas ‘lives’ no Instagram. O ministro constantemente era cobrado pelos pais sobre a promessa do MCTI apoiar a viagem. 
O 72º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC) ocorrerá entre 25 e 29 de outubro, e o prazo está ficando curto para os pais terem a garantia da viagem. Os alunos Mateus Sant’Ana, Pedro Henrique dos Santos, Renato de Brito, Tiago Rodrigues, e Maurício Sá Gontijo, deveriam estar em Dubai para apresentar o trabalho – selecionado pela IAC – sobre uma plataforma de testes para propulsão de motores de foguetes e estruturas aeroespaciais de satélites em modelos 3D. No Brasil a UnB tem sido a universidade que melhor tem oferecido projetos na área, através do seu Campus do Gama. 

Informalmente o MCTI alega que ainda está providenciando o projeto junto a UnB para a concessão dos recursos necessários para garantir a viagem dos alunos. E que esse problema deverá estar equacionado ainda nesta semana. Não foi difícil, entretanto, para Marcos Pontes se valer dos meninos para ganhar notoriedade nas redes sociais como um ministro que se preocupa com a formação acadêmica dos futuros cientistas. Em evento ocorrido recentemente no Palácio do Planalto o astronauta se valeu da imagem deles, de graça.


 
O fato é que o ministro Marcos Pontes está levando comitiva de 23 aspones com tudo pago pelo contribuinte, que deverão ficar de 12 a 17 dias em Dubai. Alguns dos integrantes, pelos cargos e funções que ocupam, não têm justificativa alguma para ficarem 17 dias nos Emirados Árabes participando de eventos que não trarão nenhum benefício para a Ciência Brasileira, sobretudo a aeroespacial, num país que só tem um astronauta que até hoje deve explicações para o que foi fazer no espaço ao custo de US$ 10 milhões: o próprio Marcos Pontes.

Hoje mais um evento paralelo à Expo Dubai foi inserido da agenda oficial do ministro em Dubai, talvez para justificar sua ausência no país num momento em que a sua pasta perde 95% do orçamento destinado à pesquisa científica. Pontes agora vai participar do “Fórum Empresarial Árabe Brasileiro sobre Inovação”, promovido pela Apex. Para tanto, agora ele está levando mais três funcionários no Foguete da Alegria do MCTI peçlo perído que vai do dia 15 ao dia 20 de outubro:

  • MARCELO GOMES MEIRELLES, Secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI
  • ARTHUR PULLEN SOUSA, Coordenador-Geral de Atração de Investimentos, e
  • ELISA VOLKER DOS SANTOS, Coordenadora-Geral de Análise e Avaliação de Políticas de CT&I.

Vaquinha

Sem apoio financeiro do MCTI, os alunos estão recorrendo a uma vaquinha para ver se conseguem os recursos para viajar para Dubai. O Congresso ocorrerá entre os dias 25 e 29 de outubro. Quem quiser colaborar pode acessar a seguinte conta repassada pelos pais dos alunos:
(Fonte: capitaldigital.com.br)

(Fonte: capitaldigital.com.br)


*Em matéria de “Inovação” Pontes dá de dez a zero no Governo Bolsonaro. Ele consegue se refestelar tranquilamente em Dubai com uma comitiva de 23 (25) pessoas, mesmo quando o seu ministério perde mais de R$ 600 milhões no orçamento.

Comentários

  1. Notícias como esta tocam fundo no peito. É muito triste e desanimador. Até hoje espero uma notícia boa vindo deste governo. Quando Pontes foi para a ISS foi uma notícia boa que trouxe alegria, mesmo que o resultado não tenha sido surpreendente. Agora, só tristeza. Espero novas alegrias e boas notícias.

    ResponderExcluir
  2. A primeira coisa que ele fez ao voltar do espaço foi passar para a reserva e ministrar conferências que nenhum avanço trouxeram para o PEB.

    ResponderExcluir
  3. As 107 viagens do ministro amante da ciência já custaram meio milhão segunda a Veja: https://veja.abril.com.br/politica/pontes-gasta-um-terco-do-tempo-em-viagens-que-ja-custaram-meio-milhao/

    ResponderExcluir

Postar um comentário