Pouso bem-sucedido encerra a missão dos astronautas-turistas da Inspiration4

Olá, leitora! Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "Pouso bem-sucedido encerra a missão dos astronautas-turistas da Inspiration4", publicada no site portal Homem do Espaço, no dia 19/09/2021.


O editor do Brazilian Space, Rui Botelho, também participou da live de acompanhamento do retorno da missão, realizada pelo canal do Homem do Espaço no YouTube (clique aqui).


Saudações!


Brazilian Space 

Pouso bem-sucedido encerra a missão dos astronautas-turistas da Inspiration4

homemdoespacobrasil

September 19, 2021

 

Cápsula Resilience da SpaceX desceu no oceano Atlântico depois de três dias em órbita

A cápsula pousa na costa da Flórida de paraquedas

A espaçonave tripulada americana Crew Dragon (missão Inspiration4) fez um pouso bem-sucedido no mar hoje, sábado 18 de setembro de 2021, após três dias numa viagem espacial inédita, totalmente financiada e tripulada por astronautas não-profissionais. A cápsula C207.2 ‘Resilience’ da SpaceX pousou no Atlântico com os astronautas Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Christopher Sembroski, que fizeram um voo espacial comercial histórico de 2 dias, 23 horas e 4 minutos.

Astronautas logo após a abertura da escotilha

As Restrições Temporárias de Voo (Temporary Flight Restrictions  – TFRs) foram apresentadas para sete áreas ao largo das costas do Atlântico e do Golfo da Flórida para a noite de sábado e uma oportunidade reserva na manhã de domingo, mas as condições meteorológicas e do mar permitiram que o pouso fosse feito na área primária na primeira oportunidade.

O patrocinador e comandante Isaacman

Foi a primeira missão espacial exclusivamente particular, beneficente, patrocinada por um indivíduo e sem iniciativa governamental. A nave foi lançada na quarta-feira à noite e colocada numa órbita inicial de 190 x 575 km, circularizada a 575 km posteriormente. Durante estes três dias a tripulação de turistas espaciais, nenhum deles astronauta profissional, fez diversos experimentos biomedicos e participou de uma série de eventos beneficentes em prol do St Jude Hospital, especializado em tratamento infantil. Após a abertura dos quatro paraquedas principais, a Resilience, amerrissou às 19:06 horário da Costa Leste dos EUA (21:06, horário de Brasilia) no Oceano Atlântico ao 48 km a nordeste da costa da Flórida. A missão durou três dias.

Hayley, Jared, Sian e Sembroski após a missão

  Espaçonave C207 configurada para esta missão com a cúpula de plexiglass

A embarcação de busca e resgate GO Searcher estava localizada na área de pouso, e içou a cápsula da água para seu deck de serviço usando um dispositivo de içamento hidráulico, após o qual a Dragon foi deslizada em sua “almofada” de suporte até o pórtico onde a equipe técnica fez a lavagem inicial da nave, procederam a neutralização dos circuitos elétricos e pirotécnicos e em seguida ajudaram a tripulação a sair da cabine. A área de pouso também era protegida por barcos de patrulha da Guarda Costeira dos EUA. Depois disso, os quatro membros da tripulação embarcaram em um helicóptero para o curto vôo de volta à pista de pouso do Centro Espacial Kennedy para reuniões e uma celebração pós-vôo. “A prioridade é ter certeza de que eles estão saudáveis”, disse a SpaceX. Foi feita uma avaliação médica. Eles depois tomaram banho, se trocaram e embarcaram no helicóptero para o vôo de volta. Esperava-se um vôo de cerca de 25 minutos e então “as famílias estarão presentes para recebê-los em casa”.

A cápsula C207.3 é içada para bordo do navio de resgate GO Searcher.

 

A Crew Dragon em órbita, com a janela em forma de cúpula adaptada ao colar de acoplagem

A cápsula já voou antes – daí a denominação “C207.2” e transportou os astronautas da missão Crew-1 em novembro de 2020 para a estação espacial internacional. O ‘core’ de primeiro estágio do foguete-lançador fez seu terceiro voo (daí “B1062.3”), tendo anteriormente lançado dois satélites GPS em voos diferentes para a Força Espacial dos EUA.

Segundo se estima, a nave pesou 12.519 kg na decolagem e 9.616 kg na amerrissagem.

A missão pretendia apoiar o St. Jude Children’sResearch Hospital em uma campanha de arrecadação de fundos com meta de US$ 200 milhões para a entidade; no entanto, ao fim do voo somente US$ 60 milhões haviam sido arrecadados, e horas após o pouso o CEO da SpaceX, Elon Musk, convenientemente contribuiu com mais 50 milhões.

Cúpula de plexiglass

As naves Crew Dragon em atividade atualmente foram recentemente modificadas nas oficinas da SpaceX com reforços estruturais na caixa hermética pressurizada da cabine e nos suportes periféricos, para resistir melhos às cargas mecânicas do impacto com a água no pouso, no caso da cápsula ricochetar no contato com o oceano. Os motores de emergência SuperDraco foram modificados com a substituição de algumas peças de titânio por correspondentes em aço, enquanto que os tanques foram modificados para carregar uma quantidade maior de propelente, para aumentar a estabilidade da cápsula contra os ventos horizontais em caso de ejeção, com um aumento de 10% no desempenho que dobrou as velocidades do vento de solo aos quais ela pode resistir com segurança. 
 
Imagem do circuito de TV a bordo no momento da amerrisagem
 
 
AS ETAPAS DO REGRESSO DA ESPAÇONAVE

Pré-saída de órbita (1 a 2 dias antes da data aproximada)

A SpaceX toma a decisão de partir 48 horas antes da aterrissagem com base no status dos locais de aterrissagem principal e alternativo. Além disso, um local de pouso sem suporte de backup com condições climáticas que atendam aos critérios de amerrissagem será identificado antes da partida para mitigar o risco de mudanças climáticas e garantir que um mínimo de dois locais de pouso adequados sejam identificados em todos os momentos. Um local de pouso sem suporte é qualquer local fora dos sete locais com suporte pré-determinados, e o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) conduz as operações de resgate da tripulação neste cenário improvável, que é a última opção.

A Dragon deve prosseguir com as ignições de manobra conforme planejado, mesmo se as condições forem marginais ou NO-GO (proibidas) em qualquer local de pouso próximo com suporte e exceder os critérios aceitos. Dado que o local de pouso pode estar a mais de 24 horas de distância e o clima pode mudar, a Crew Dragon deve sempre prosseguir com as ignições de manobra para preservar a oportunidade de pouso com suporte.

“Wave-off”
Se as condições permanecerem NO-GO no local de pouso com suporte, a SpaceX toma a decisão conjunta de “evitar” um cenário sem ondas, a Crew Dragon permanece em órbita para a próxima tentativa de pouso 24-48 horas depois.

5 horas antes da saída de órbita (6 horas antes da amerrissagem)
Se as condições no próximo local de pouso forem marginais e excederem os critérios aceitos, a SpaceX e a NASA tomam uma decisão conjunta sobre se continuar com a saída de órbita.

Separação do umbilical (“claw” – ‘garra’) da Crew Dragon (1 hora 20 minutos antes da amerrissagem)
A SpaceX monitora as mudanças nas condições por meio da decisão de prosseguir com a queima de saída de órbita (30 minutos antes da preparação da separação das garras), quando uma determinação final para prosseguir com a saída de órbita [e feita. O umbilical está localizado no tronco da nave, conectando o controle térmico, energia e componentes do sistema aviônico localizados no tronco à cápsula. Em seguida, a cápsula é separada de seção de tronco e passa ao controle térmico próprio e usa suas baterias de ion-lítio para gerar eletricidade.

Retração do umbilical e separação da cápsula da seção de troco (1 hora 20 minutos antes da amerrissagem)

Se quiser ver a matéria completa, clique aqui (homemdoespacobrasil).


 

Comentários