INSPIRATION4 : Editor do Brazilian Space participa da live do Canal Homem do Espaço para o lançamento da missão

Olá, leitora! Olá, leitor!

Ontem, 15/09/2021, aconteceu mais um evento marcante para a história da exploração espacial tripulada, com o lançamento da missão INSPIRATION 4 (veja aqui). Essa é a primeira missão privada tripulada, contratada para levar pessoas para orbitar o espaço ao redor do nosso planeta, que não são astronautas de carreira ou vinculados a programas espaciais governamentais.

Para acompanhar e comentar o lançamento da INSPIRATION 4, o canal Homem do Espaço, parceiro do Brazilian Space, realizou uma live sob o comando de Júnior Miranda (Diretor do Canal) e a participação de Rui Botelho (Editor do BS).

Como sempre, o Júnior Miranda trouxe informações detalhadas e minuciosas sobre a missão e seus sistemas, além de responder a muitas perguntas dos expectadores, contando com a ajuda de Rui Botelho para mediar o debate e os diversos questionamentos da audiência.

Veja o vídeo da live abaixo:


Apesar das expectativas e apreensões de muitos entusiastas da área espacial, dada a inexistência de astronautas de carreira na missão, como era de se esperar, o lançamento ocorreu de modo nominal. 

Nesse sentido, conforme destacado por Júnior Miranda e Rui Botelho para os espectadores do Homem do Espaço, o nível de automação e confiabilidade do conjunto Falcon 9 e Crew Dragon garantem uma alta confiabilidade e pouca interferência da tripulação durante o voo e a operação em orbita. Nesse sentido é importante ressalvar que esse sistema de acesso ao espaço já é usado pela NASA para transportar pessoal para a Estação Espacial Internacional (ISS, do inglês) e, mesmo nas missões da agência americana, composta por astronautas profissionais, o voo também é praticamente todo automatizado e não requer nenhuma atuação da tripulação.

A missão que vai durar 3 dias, diferencia-se das missões de turismo espacial realizadas pela Virgin Galactic (veja aqui) e pela Blue Origin (veja aqui), ocorridas em meados e final de julho deste ano, por se tratar de um voo orbital, o que torna a atividade muito mais complexa e cara, em comparação com as outras.

A título de curiosidade, a missão INPIRATION 4, que leva 4 tripulantes, custou USD 200 milhões de dólares, ou seja, USD 50 milhões por pessoa. Já os voos da Virgin Galactic e da Blue Origin tem um custo médio estimado entre USD 250 mil a USD 500 mil dólares por pessoa.

Na operação de retorno, no próximo dia 19/09 (domingo), iremos participar de outra live acompanhar esse momento histórico.

Brazilian Space


Comentários