Nota de Pesar do Brazilian Space pelo Falecimento do Ex-Ministro Marco Antonio Raupp

Olá, Leitora! Olá, Leito!


O Brazilian Space e o seu corpo editorial registram a presente nota de pesar pelo falecimento, aos 83 anos, do Ex-Ministro Marco Antonio Raupp, ocorrido no último sábado, dia 24 de julho de 2021.

Imagem do Ex-Ministro Marco Antonio Raupp (1938 - 2021).
Creditos: Veja.

Natural de Cachoeira do Sul - RS, físico e matemático de formação o Dr. Raupp foi um dos grandes nomes nacionais na defesa e incentivo das ciências no Brasil e, principalmente, um dos nomes mais influentes do Programa Espacial Brasileiro (PEB), nas últimas 3 décadas.

Dentre os principais cargos que ocupou, tem-se o de Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o de Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) e de Ministro da Ciência e Tecnologia (MCT).

Como Diretor do INPE (de 1985 a 1989) foi o responsável pela condução da parte satelital da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), na qual o INPE teve grande avanço, principalmente com o desenvolvimento do Satélite de Coleta de Dados 1 (SCD-1), apesar de, contraditoriamente, ter participado, juntamente com o Ex-Ministro de Ciência Tecnologia Renato Archer, da negociação do Programa do Satélite Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto (CBERS) com os chineses, programa esse que com satélites na ordem de 1.500 a 2.000 kg, drenou os recursos (orçamentários e humanos) do PEB/MECB originais, justamente na direção contrária ao que mundo vinha fazendo, com o desenvolvimento de Smallsats (satélites com massa inferior a 500 kg).

Segundo ex-quadros do INPE ouvidos pelo BS, "a época da sua Direção do INPE foi marcada por uma grande motivação e participação, graças a uma gestão de grande capilaridade com os setores técnicos, além do respaldo e suporte político que tinha do antigo MDB paulista (de Ulisses Guimarães e cia)". 

Homem de confiança de Renato Archer, criador e primeiro Ministro do MCT, ainda durante a sua gestão, foi inaugurado o LIT (Laboratório de Integração e Testes), um dos centros de excelência em integração de sistemas espaciais do mundo, e criado o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec). 

Como Presidente da AEB (2011 e 2012) e Ministro do MCTI (de 2012 a 2014), infelizmente, não teve o mesmo sucesso quando da época como Diretor do INPE, haja visto que embalou a criação da empresa binacional com a Ucrânia, a Alcantara Cyclone Space (ACS), um dos principais erros do PEB. Além disso, na contramão do que o New Space já apresentava no cenário internacional, se empenhou na criação de uma Prime Contractor (Empresa Integradora Principal) para o setor espacial, como uma Embraer do espaço, a qual teve como case piloto o desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), cujo processo e arranjo institucional para sua viabilização sempre foram motivo de questionamentos, a despeito da notória importância desse equipamento para o País.

Apesar desses revezes, o Dr. Raupp foi o principal idealizador e fundador do Parque Tecnológico de São José dos Campos, um dos mais importantes centros não governamentais de incentivo à inovação do Brasil, além de ter sido diretor da referida instituição. Também foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pesquisador titular e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), professor adjunto da Universidade de Brasilia (UnB) e professor associado do no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP).

Com um currículo profissional invejável, uma habilidade política diferenciada e muitas realizações, o Ex-Ministro Raupp é, com certeza, um dos principais personagens que marcou a condução do PEB nas últimas décadas.

Em tempo, o Brazilian Space reforça o registro dos sinceros sentimentos para a família e amigos do Dr. Raupp.

Brazilian Space

Comentários

  1. Mais uma notícia triste em meio à tantas outras nestes também tristes tempos que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos a todos familiares e amigos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário