Live sobre Propulsão e Energia Nuclear na Exploração Espacial traz informações e uma visão de futuro sobre o tema

Olá, leitora! Olá, leitor!


O Brazilian Space realizou ontem à noite (21:30h) a live especial para tratar do tema "PROPULSÃO E ENERGIA NUCLEAR NA EXPLORAÇÃO ESPACIAL", com a participação do Junior Miranda do canal "Homem do Espaço" e do blog de mesmo nome.


Em uma verdadeira aula sobre o histórico da utilização da energia nuclear em satélites, sondas e veículos espaciais o nosso convidado apresentou detalhadamente os principais projetos americanos e russo/soviéticos nesse tema e as suas aplicações.


Além disso, foram também abordados tópicos relativos ao uso de motores nucleares para as missões tripuladas, os quais devem reduzir significativamente o tempo de viagem dessas missões entre a Terra e outros planetas / luas do nosso sistema solar.


Destacou-se ainda que essa redução de tempo é crucial para a diminuição do tempo de confinamento das tripulações durante o voo e dos efeitos físicos e psicológicos inerentes a essa condição.

Um outro ponto abordado foi a utilização de geradores nucleares como fonte de energia em outros planetas e luas, como forma de garantir a operação intensiva e prolongada, sem a dependência de fontes fotovoltaicas, por exemplo.

Nesse sentido, foi realizado um paralelo entre as tecnologias e as atividades de submarinos nucleares com as demandas para a exploração espacial tripulada, identificando no ambiente enclausurado, dependente de energia de fonte não comburente e restrito em termos de volume e massa dos submarinos como muito análogo ao das naves e operações espaciais.

Complementarmente, foi destacado que os reatores nucleares e geradores (altamente eficientes e miniaturizados) empregados em submarinos nucleares podem ser portados por naves espaciais como a Starship e utilizados como usinas geradoras de energia em futuros assentamentos e/ou colônias em outros planetas / luas.


Ao final da live foram feitas algumas considerações sobre a segurança no uso dessas tecnologias e foram respondidas as perguntas dos espectadores, finalizando transmissão por volta das 23:30h.


O Brazilian Space agradece ao Junior Miranda (Homem do Espaço) e a todos que acompanharam a live, aproveitando para agradecer ao Eng. Mário Sérgio Porto do Canal DEFCON5, do qual somos inscritos e recomendamos à todos, cujo vasto e profundo material e referências sobre as tecnologias de submarinos (especialmente os nucleares) nos ajudou a elaborar parte do nosso material para a live!

Rui Botelho
Brazilian Space

Comentários