Uma Proposta do Blog para o Programa AEB Escola

Olá leitor!

Como a Agencia Espacial Brasileira (AEB) vem demonstrando uma atenção especial ao programa “AEB Escola”, o blog BRAZILIAN SPACE resolve apresentar a você leitor um esboço de uma proposta inovadora em nível de Brasil e creio que também na América latina, mais já utilizada há muitos anos por outras agencias espaciais do mundo e há décadas no caso americano.

Trata-se dos famosos SPACECAMPS para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas que poderiam ser viabilizados no âmbito do programa “AEB Escola”, bastando que haja boa vontade, dinamismo e interesse do governo e das instituições participantes pelo futuro do país.

A pessoa certa para coordenar ou pelo menos ajudar na coordenação e nas negociações com as instituições envolvidas, seria o astronauta Marcos Pontes, devido a sua boa imagem perante o país e pela sua conhecida atuação junto aos governos estaduais em nome da Fundação FIRST, que lhe possibilitou contato direto com varias autoridades dessas unidades federativas.

Além disso, uma atitude política séria por parte do governo brasileiro através do MCT/AEB será fundamental junto aos governos de países latino-americanos interessados em participar de um evento como esse.

Abaixo segue o esboço da proposta:

Duda Falcão

Criação de dois SPACECAMPS anuais, sendo um nacional e outro internacional. Se não vejamos:

Em maio ocorreria o nacional em São José dos Campos com alunos da rede pública e privada do ensino fundamental e médio de todo o Brasil divididos por duas equipes de cada estado que tivessem interesse em participar. Cada estado escolheria suas equipes (entre escolas privadas e públicas) que então levariam seus respectivos experimentos para a competição nacional. Durante a competição nacional seriam escolhidas 10 equipes/experimentos (5 do ensino fundamental e 5 do ensino médio) que então participariam da versão internacional do evento.

Em junho ocorreria a versão internacional também em São José dos Campos (Inicialmente e de acordo com o tempo nos outros países participantes) com a participação das 10 equipes brasileiras vencedoras da competição nacional e 10 equipes de 5 países latino-americanos convidados (inicialmente), sendo duas equipes de cada país. Ao final da competição seria escolhidos por uma comissão formada com representantes da AEB/MCT/ABC e das instituições estrangeiras dos respectivos países participantes 10 experimentos (Sendo 5 brasileiros e 5 estrangeiros da mesma forma sendo 5 do ensino fundamental e 5 do ensino médio) para serem lançados por um foguete brasileiro em dezembro do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

SPACECAMP NACIONAL

Período: Maio a partir de 2012

Local: São José dos Campos-SP

Participantes: Duas equipes por estado da federação de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de todo o país.

Instituições Envolvidas: MCT/AEB/ABC e os Governos Estaduais interessados.

Comissão de Escolha dos 10 Experimentos: Formada por representantes do MCT/AEB/ABC

SPACECAMP INTERNACIONAL

Período: Junho a partir de 2012

Local: São José dos Campos-SP

Participantes: As 10 equipes brasileiras vencedoras da competição nacional e 10 equipes de 5 países latino-americanos convidados, sendo duas equipes por país.

Instituições Envolvidas: MCT/AEB/ABC e as respectivas instituições dos países participantes

Comissão de Escolha dos 10 Experimentos: Formada por representantes do MCT/AEB/ABC e das respectivas instituições dos países participantes.

Sugestões:

Foguete a Ser Utilizado: Esse foguete poderia ser o SONDA III, VS-30 ou mesmo o futuro foguete FTA (Foguete de Treinamento Avançado) da Avibrás, que acredito seja mais barato. No entanto, em minha maneira de ver deveria ser o SONDA III.

Organização e Custo da Versão Nacional do Evento: Toda a organização e custo ficariam a cargo do MCT/AEB com apoio técnico da ABC, que incluiria o translado local, hospedagem e alimentação das equipes participantes. Ficando a organização e custo dos eventos estaduais e o transporte até São José dos Campos das equipes escolhidas por conta de seus respectivos governos estaduais.

Organização e Custo da Versão Internacional do Evento: Toda a organização e custo ficariam a cargo do MCT/AEB com apoio técnico da ABC, que incluiria o translado local, hospedagem e alimentação das equipes participantes. Ficando a organização e custo dos eventos estrangeiros e o transporte até São José dos Campos das equipes escolhidas por conta de seus respectivos governos. Caso no futuro algum país se prontificar a realizar em seu território a versão internacional, o mesmo ficaria responsável pela organização e custo, que incluiria o translado local, hospedagem e alimentação das equipes participantes. Ficando para os outros países o custo de transporte de suas equipes até a localidade do evento.

Tema e Premiação: Pra cada ano seria escolhido um tema para ser explorado por essas equipes na confecção de seus experimentos e também para estimular ainda mais poderia ser criado um prêmio no valor de U$ 10 mil dólares que seria ofertada a equipe que apresentasse o experimento mais inovador.

Os países Convidados: Acredito que se essa proposta fosse apresentada pela AEB a países como a Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Bolívia, México, Costa Rica, Equador, Colômbia e outros, haveria até briga para fazerem parte do grupo de 5 países convidados. Afinal no momento o único país latino-americano com infraestrutura para oferecer em todos os níveis um evento como este é o Brasil.

Comentários