The Russia Space Power - Conexão Brasil

Olá leitor!

Nos últimos dias o blog “BRAZILIAN SPACE” tem divulgado notícias muito agradáveis e motivadoras sobre o PEB (como o ensaio da SARA e a TMI) e outras negativas e muito preocupantes. Como já dito pelo blog, corre rumores (não confirmados) de que o acordo de cooperação espacial como os russos, assinado e ratificado pelos dois congressos, pode está sendo denunciado pela parte russa a qualquer momento, apesar do bom andamento da parte do acordo que trata do programa GLONASS.

Se os rumores estiverem certos, não é difícil imaginar o porquê da insatisfação russa com o seu parceiro brasileiro, já que o Brasil aparentemente não vem cumprido sua parte, além de direcionar seus esforços para terceiros.

Essa insatisfação provavelmente se iniciou quando da escolha dos ucranianos em detrimento da proposta russa (motivada por interesses políticos ) muito mais vantajosa para o país e que poderia ser melhorada caso houvesse interesse do governo na época.

Posteriormente ao que parece por falta de ação política, os projetos previstos no acordo não tiveram a atenção devida do governo, atrasando cronogramas e criando insatisfações entre os pesquisadores russos locados no país, gerando assim ao que parece uma resistência dos mesmos em transferir o conhecimento acordado.

Para completar esse quadro terrível o nosso cômico presidente começa namorar explicitamente com a EADS Astruim na tentativa de trazê-la para o setor de veículos de lançamento de satélites. Em outras palavras, trocar o certo (a Rússia, país com mais de 60 anos de experiência e talvez a maior potência espacial do planeta) por uma tecnologia diluída em diversos países da Europa, parece piada, né? Mas não esqueça leitor que o nosso presidente é um piadista, portanto o risco é real.

Vale lembrar leitor que a própria ACS foi criada não levando em conta que o foguete não era só ucraniano (parte do mesmo é fabricado na Rússia), a tecnologia do mesmo é tóxica e ultrapassada, não foi negociado qualquer envolvimento da indústria brasileira no desenvolvimento do foguete, a empresa é dirigida por um político incompetente e não por um executivo preparado, que para um mercado altamente competitivo o mais correto seria que a mesma fosse uma empresa de capital misto sobre direção privada e tantas outras coisas a mais que dificultarão a sobrevivência dessa empresa.

Diante deste quadro o blog “BRAZILIAN SPACE” teme que nos próximos meses antes da mudança do governo algo de muito ruim poderá acontecer nos bastidores do Programa Espacial Brasileiro.

Abaixo, para que o leitor possa ter uma idéia do que o Brasil poderá perder (caso essa falta de foco se amplie ou mesmo caso os rumores aqui apresentados venham tornar-se realidade) segue um vídeo em inglês da Roscosmos (Agência Espacial Russa) chamado: “Russia, The Space Power”. Bom divertimento.

Duda Falcão

TV Roscosmos

Comentários