A Importância do Projeto SHEFEX II Alemão para o Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo um vídeo em alemão sobre o projeto do SHEFEX II (Sharp Edge Flight Experiment II) do German Aerospace Center (DLR) alemão que conta com a crucial participação brasileira para a sua realização.

Volta e meia o blog volta apresentar esse projeto alemão por consideramos não só a sua importância para o desenvolvimento do Projeto SARA brasileiro (o SHEFEX II carregará abordo um experimento da SARA suborbital) como também sua importância futura no desenvolvimento de uma tecnologia de vanguarda na área de reentrada atmosférica.

Vale lembrar que esse projeto é integralmente bancado pelo DLR, sem qualquer participação da Agência Espacial Européia (ESA) contando com o apoio do IAE que cede os foguetes de sondagens utilizados nos testes.

No primeiro teste de vôo desse projeto em 2005 (SHEFEX-I) foi utilizado exitosamente o foguete VS-30/Orion que é composto em seu primeiro estágio pelo motor brasileiro S-30 e em seu segundo estagio pelo motor Improved Orion de origem americana. O mesmo motor que foi testado dia 01/07 visando a “Operação Maracati II” que ocorrerá em outubro no CLA (veja a nota IAE Realiza Ensaio com Propulsor Improved Orion).

Para esse segundo vôo será utilizado um outro foguete brasileiro, mais potente e que o blog considera muito versátil, porem infelizmente ainda subutilizado pelo PEB. Trata-se do VS-40, desenvolvido nos anos 90 para testar em vôo equipamentos do VLS-1 e que até o momento só realizou dois vôos, sendo um em 1993 e o outro em 1998. O uso desse foguete como plataforma de acesso ao ambiente de microgravidade pela comunidade científica brasileira seria algo magnífico, no entanto isso provavelmente só ocorrerá a partir de 2014 ou 2015, quando então se espera ter a SARA Suborbital qualificada. Até lá a carteira de vôos desse foguete só registra o lançamento do SHEFEX II e da SARA Suborbital I em 2011 e uma possibilidade de uso ainda não confirmada pela espaçonave 14X do IEAv em 2012.

Já quanto ao projeto SHEFEX II, que terá sua segunda missão lançada pelo VS-40 no inicio de 2011 do Woomera Teste Range, que fica no sul da Austrália, na opinião no blog, como o mesmo é um projeto de vanguarda que conta somente com recursos humanos e financeiros do DLR, o DCTA/IAE que tem boas relações com o seu parceiro alemão poderia propor junto com a AEB/MCT um maior envolvimento do instituto ou mesmo do IEAv que não ficasse restrito ao uso dos foguetes brasileiros, como por exemplo, a participação brasileira no projeto tanto com recursos humanos, como financeiros. Não sei se o DLR alemão aceitaria essa proposta, mas não custa tentar. Até por que pela relevância desse importante projeto para o futuro das viagens espaciais a participação brasileira seria algo mais que desejado.

Duda Falcão

Fonte: Site da Revista Alemã "FOCUS" (FOCUS OLINE) - http://www.focus.de/

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