Atualização Sobre o Projeto MAPSAR

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (06/07) no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista André Mileski nos trazendo interessantes esclarecimentos sobre a atual situação do projeto de cooperação como o DLR alemão para o desenvolvimento do satélite MAPSAR.

Duda Falcão

Atualização Sobre o MAPSAR

06/07/2010

O centro espacial alemão (Deutschen Zentrums für Luft- und Raumfahrt - DLR) não se manifestou até agora quanto ao interesse em se levar adiante o projeto de satélite radar MAPSAR, estudado com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já há vários anos.

Apesar de não ter havido manifestação oficial, existem indicativos informais de que a razão para a DLR não seguir adiante seria a falta de recursos. Em março de 2008, a DLR e INPE haviam decidido dar prosseguimento aos estudos da missão, com uma nova etapa, a Fase B, que compreenderia o projeto detalhado do sistema, incluindo a configuração do satélite, do segmento de solo e do segmento de aplicações.

O quase que descartada parceria com a Alemanha faz com que o INPE permaneça aberto, e até mesmo em busca, de cooperação internacional na área de satélites-radares. China, Argentina e Itália são algumas das possibilidades.

Fonte: Blog “Panorama Espacial“ - André Mileski

Comentário: É incrível a capacidade que o PEB tem em gerar novelas que às vezes levam décadas (como no caso do Amazônia 1 e do Sabia-MAR) mesmo não sendo uma rede de televisão. O estudo de viabilidade desse projeto leitor foi iniciado em 2001, o “I Workshop de Usuários Potenciais do MAPSAR” foi realizado em 2002 e em 2010 ainda esta se discutindo a participação ou não dos alemães? É por essas e outras que os argentinos nos colocaram no bolso na área de satélites e como ironia eles são um dos potenciais parceiros para um plano B do INPE. É triste leitor estar sentado aqui esse horário da madrugada (02:49) digitando esse comentário por observar a que ponto chega a incompetência gerencial do atual governo perante a esse crucial programa para o futuro de meu país. Como essa gente é sofrível como administradores. Plagiando um amigo meu radialista baiano: vai matar o diabo. Já passou da hora da sociedade brasileira lutar por um melhor desempenho administrativo do poder público nesse país. É inadmissível estamos passando por situações como essa em todos os níveis da administração pública atravancando o desenvolvimento do país por incompetencia politica administratrativa ou por outros motivos não tão nobres. Outro dia estive numa repartição publica para resolver uma documentação e o funcionario do orgão disse que só me atenderia quando terminasse o horario de cafezinho dele. Simplesmente sentou na cadeira de sua mesa pois os pés em cima da pobre mesa e começou tomar seu café em animado bate-papo com o colega da repartição. Antes que me esqueça, eram 10:00 horas da manhã. Como um país que almeja se tornar uma nação de verdade, uma potência econômica invejada, pode ter em seus quadros públicos funcionários com essa mentalidade? Fica para reflexão.

Comentários