Astronomia Sobre Rodas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (29/07) no site da “Agência FAPESP” destacando que a Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, criou um observatório móvel que vem percorrendo cidades do noroeste paulista.

Duda Falcão

Notícias


Astronomia Sobre Rodas


29/07/2010


Observatório Móvel Astronômico da UNESP

de Bauru percorre cidades do noroeste paulista

com palestras sobre Sistema Solar, distâncias no

Universo e ciências atmosféricas (foto: UNESP)


Agência FAPESP – A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, criou o Observatório Móvel Astronômico, que vem percorrendo escolas do município e de outras cidades do noroeste paulista.

Os objetivos são aproximar a astronomia da vida cotidiana e dar aos profissionais que atuam na educação básica uma chance de aprimorar seus conhecimentos.

No observatório são realizadas palestras sobre reconhecimento do céu, fases da Lua, Sistema Solar, distâncias no Universo, ciências atmosféricas e funcionamento de radares meteorológicos. Do lado externo há pôsteres e uma tenda para apresentações com materiais didáticos e equipamentos.

O observatório consiste em um semirreboque (carreta) que mede 2,5 metros de altura e 8 metros de largura. No interior da estrutura, foram instalados 25 assentos, um projetor multimídia, um computador e equipamentos de som.

As apresentações teóricas são realizadas na parte interna e ministradas durante o dia, reservando o período noturno para a contemplação do céu. Para isso, os pesquisadores contam com telescópios, lunetas e binóculos.

O deslocamento do observatório fica a cargo das prefeituras, que providenciam um caminhão que acopla a carreta e a leva aos locais de apresentação. Os municípios também se comprometem a dar segurança aos equipamentos e energia elétrica para funcionamento da estrutura.

As secretarias de educação que querem solicitar o serviço devem enviar um e-mail para a coordenadora do observatório, a física Rosa Maria Fernandes Scalvi, professora da FC: rosama@fc.unesp.br

A Unesp de Bauru tem também o Observatório Didático Astronômico, que reúne uma cúpula de 5,30 metros de diâmetro – onde um telescópio artesanal do tipo newtoniano (aproximadamente 300 milímetros de diâmetro) é utilizado –, um terraço com dois telescópios refletores menores e uma sala com auditório e tela de projeções.

Mais informações sobre: http://unesp.br/astronomia


Fonte: Site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Comentário: Grande iniciativa e a Faculdade de Ciências da UNESP está de parabéns. Tomara que sirva de exemplo para outras instituições do país.

Comentários