ACS e Aeronáutica Assinam Cessão de Área

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (04/07) no site da Alcântara Cyclone Space, destacando o evento de assinatura do Termo de Entrega pela Aeronáutica da área onde será construído o “Complexo de Lançamento do Cyclone-4”, ocorrido nesta quinta-feira (01/07) em Alcântara.

Duda Falcão

ACS e Aeronáutica Assinam Cessão de

Uso da Área da Binacional no CLA

04/07/2010

O diretor-geral brasileiro da Binacional Alcântara Cyclone Space, Roberto Amaral, e o diretor Técnico da ACS, Valeriy Mazurenko, assinaram, na manhã de quinta-feira (1º), o Termo de Entrega da área da ACS, localizada dentro do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Pela Aeronáutica, que cedeu onerosamente o terreno à ACS por prazo indeterminado, quem assinou o documento foi o Comandante do CLA, Coronel Rangel.

Participaram da cerimônia, que ocorreu no Salão Nobre do CLA, representantes da sociedade civil alcantarense, das comunidades quilombolas, da Agência Espacia Brasileira (AEB), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Marinha, Exército, Tribunal de Contas da União (TCU) e Infraero. Visivelmente emocionado, Roberto Amaral discursou por cerca de 10 minutos. "Não consigo esconder minha felicidade", declarou. "Este não é um projeto da ACS, da Aeronáutica, do Ministério da Defesa ou do Ministério da Ciência e Tecnologia. Este é um projeto da nação brasileira, do povo brasileiro, do Brasil."

Valeriy Mazurenko, que representava o diretor-geral ucraniano da ACS, Oleksandr Serdyuk, endossou o discurso do colega brasileiro. "Trata-se de um momento único para nosso projeto binacional. Com a cessão da área definida, podemos dar continuidade aos trabalhos em Alcântara e, em breve, lançar o primeiro foguete Cyclone-4."

Obras

A Aeronáutica alugou à ACS uma área de aproximadamente 500 hectares, ao norte do CLA, para que a Binacional possa construir seu sítio de lançamento e, de lá, lançar seus veículos Cyclone-4.

A expectativa da ACS é que as obras tenham início ainda neste ano de 2010. Prova disso é o fato de que a Pedra Fundamental das obras deve ser lançada no dia 16 de setembro de 2010, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o primeiro foguete Cyclone-4 deve ir ao espaço em fevereiro de 2012.

Visita

Após a assinatura do Termo de Entrega, Roberto Amaral e Valeriy Mazurenko visitaram as obras da nova plataforma de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Em fase de conclusão, a suntuosidade do novo prédio impressionou o diretor-geral brasileiro. "A segurança do novo prédio é maior do que a do anterior", destacou. "É muito bom ver que o Brasil está se preparando de forma séria para lançar seu foguete."

Mazurenko não se contentou em apenas olhar de fora o térreo e o primeiro andar da plataforma. Ele subiu os degraus e checou cada detalhe da nova plataforma.

O CLA pretende fazer testes com a nova plataforma ainda em 2010.

Fonte: Site da Alcântara Cyclone Space (ACS)

Comentário: Sr. Roberto Amaral, essa mal engenhada empresa pode ser o projeto do governo, do PSB com apoio do PT, mais jamais um projeto da nação brasileira. Se a política nesse país fosse feita com seriedade, competência e com responsabilidade, essa empresa jamais seria constituída da forma que foi e o senhor jamais seria o diretor-geral da mesma. Portanto, não há o que se comemorar e se lamentar e muito, pois isso demonstra o quanto à sociedade brasileira está desinformada e despreparada e a grande prova disso é que mesmo com o seu desastroso desempenho político o senhor é premiado pelo PT com o cargo que desempenha desastrosamente nessa mal engenhada empresa. Num país sério ou o senhor aprendia a ser produtivo ou morreria de fome.

Comentários