A 'Rocket Lab' Está Preparando Duas Espaçonaves Gêmeas Para Missão ao Planeta Marte da NASA
Prezados leitores e leitoras do BS!
Credito: Space Daily
No dia de ontem (30/07), o portal Space Daily noticiou que a Rocket Lab USA, Inc. (Nasdaq: RKLB) ("Rocket Lab" ou "a Empresa"), líder global em serviços de lançamento e sistemas espaciais, finalizou a integração e os testes de duas espaçonaves que em breve irão para Marte.
De acordo com a nota do portal, a Rocket Lab construiu as espaçonaves gêmeas para o Laboratório de Ciências Espaciais da Universidade da Califórnia em Berkeley e para a NASA, para apoiar a Missão Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers (ESCAPADE). Programada para ser lançada a partir de Cabo Canaveral ainda este ano, esta missão heliofísica visa estudar plasma e campos magnéticos ao redor de Marte. Os dados coletados fornecerão insights sobre os processos que esgotam átomos da magnetosfera e da atmosfera superior de Marte, contribuindo para a compreensão da evolução climática marciana.
As espaçonaves, chamadas Blue e Gold, foram desenvolvidas, montadas e testadas no Complexo de Produção de Espaçonaves e sede da Rocket Lab em Long Beach, Califórnia. Elas são baseadas na plataforma de espaçonaves Explorer da Rocket Lab, um sistema interplanetário versátil e de alta delta-V. As espaçonaves incluem diversos componentes e subsistemas fabricados pela Rocket Lab, como painéis solares, rastreadores de estrelas, tanques de propulsor, rodas de reação, sistemas de controle de reação e rádios.
"Construir uma espaçonave para Marte é uma conquista, mas construir duas e fazê-lo em um cronograma acelerado é um testemunho da profunda experiência de nossa equipe e de nossa estratégia de integração vertical", disse o fundador e CEO da Rocket Lab, Sir Peter Beck. "Estamos imensamente orgulhosos de, mais uma vez, fazer parceria com a NASA e apoiar a equipe da UCB para entregar novas e importantes descobertas científicas de Marte."
"A Rocket Lab tem sido uma parceira inestimável para a UC Berkeley nos últimos quatro anos de desenvolvimento do ESCAPADE", disse Rob Lillis, Investigador Principal do ESCAPADE e Diretor Associado de Ciências Planetárias no Laboratório de Ciências Espaciais da UC Berkeley. "Seus engenheiros e gestores enérgicos e talentosos constantemente superaram as expectativas ao responder de maneira rápida e construtiva tanto às nossas solicitações quanto aos desafios inevitáveis inerentes ao desenvolvimento de novas espaçonaves científicas. Estamos orgulhosos de voar com a Rocket Lab para Marte."
Normalmente, missões a Marte levam uma década ou mais desde a proposta até o lançamento, mas a Rocket Lab concluiu Blue e Gold em apenas três anos e meio. Esse desenvolvimento rápido foi possibilitado pela sua vasta experiência no desenvolvimento de espaçonaves e por uma cadeia de suprimentos verticalmente integrada que simplifica a produção.
Blue e Gold devem ser enviadas para Cabo Canaveral em agosto, onde serão integradas no foguete New Glenn da Blue Origin.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário