Artigo: Um Novo Tipo de Política Espacial
Prezados leitores e leitoras do BS!
Ontem, dia 29/07, o portal SpaceNews publicou um artigo opinião interessante intitulado 'Um Novo Tipo de Política Espacial', e o BS decidiu reproduzi-lo na íntegra para vocês.
Um Novo Tipo de Política Espacial
Crédito: Ministério das Comunicações do Brasil, CC BY 2.0
Por Donald F. Robertson*
29/07/2024
Em 16 de julho de 2024, Elon Musk anunciou que irá transferir a SpaceX da Califórnia para Boca Chica, Texas. Segundo sua própria admissão, ele não está se mudando apenas por vantagem corporativa, valor ou lucratividade, mas também por razões políticas. (Ele também está movendo o X, anteriormente conhecido como Twitter, de San Francisco para Austin, igualmente por motivos políticos; ele comprou o Twitter originalmente por razões ideológicas.)
Ironia das ironias, o anúncio de Musk veio no dia seguinte a outra decisão da Musk, a Tesla, que reverteu um grande número de demissões recentes na Califórnia, em Fremont. Da mesma forma, apenas dois anos após transferir a administração da Tesla para o Texas com grande alarde, ele trouxe a equipe global de engenharia de volta para Palo Alto, Califórnia.
Embora os recursos de Elon Musk possam permitir que ele faça o que quiser, suspeito que a história da SpaceX acabará se parecendo muito com a da Tesla. Se for assim, em alguns anos, a administração da SpaceX pode acabar voltando para onde começou.
É muito fácil dizer que você está mudando uma empresa.
É apenas um pouco mais difícil realmente mudar uma empresa de programadores e trabalhadores de escritório. Além dos funcionários que podem não querer ir, as barreiras para fazê-lo são relativamente baixas.
Mudar uma operação de fabricação como a do Falcon 9 é uma história completamente diferente. Você não está apenas movendo computadores e monitores e pessoas para um escritório já mobiliado. Você está movendo várias fábricas inteiras, incluindo moldes, ferramentas e máquinas pesadas.
Além disso, você está movendo ou recriando o conhecimento institucional e a mão-de-obra qualificada.
Uma operação de fabricação finamente ajustada como a que produz o Falcon 9 tem uma cultura — uma rede de relacionamentos interpessoais entre gerentes e engenheiros. Eles têm expectativas e formas de fazer negócios juntos — tudo isso tem que ser recriado no novo local sem interromper a produção. As barreiras para tal mudança são muito altas.
Musk parece reconhecer isso quando disse que está mudando a “sede da SpaceX.” Enquanto a SpaceX continuar a construir o Falcon 9 e hardware relacionado, como os motores Merlin e o “Trunk” da Dragon Capsule, a fabricação provavelmente permanecerá na Califórnia.
Não é preciso olhar muito longe para ver o que pode acontecer quando você move a administração para um local remoto da fabricação. Isso quebra as teias de comunicação — as conexões institucionais e pessoais — que criam coletivamente confiança e eficiência. A Boeing tem experimentado mais de duas décadas de tumulto desde que começou a mover empregos de engenharia, e depois a administração, para fora da cultura de fabricação de aeronaves em Seattle. Eles perderam participação de mercado, enorme valor corporativo e possivelmente até mesmo seu futuro como uma empresa ativa.
Os humanos são animais sociais em rede, e isso não é menos verdade para engenheiros realizando operações de fabricação precisamente coordenadas do que para músicos tocando música a partir de um conjunto de partituras. Qualquer músico que tenha tentado tocar pelo Zoom com seus colegas de banda em locais remotos sabe que a distância enfraquece essas conexões, e o Zoom só pode replicá-las até certo ponto. Construir Falcon 9s ou Boeing 787s com alta cadência e precisão requer uma coordenação tão sincronizada quanto a linha de percussão de uma orquestra.
Mas, ao contrário da Boeing, Musk não está se preparando para mover sua equipe de sede de Seattle para Chicago, ou para os subúrbios de Washington DC. Ele planeja mover gerentes dos ricos recursos culturais e tradições da área de Los Angeles para literalmente o meio do nada. A cultura da SpaceX é famosa por seu excesso de trabalho, e os gerentes da SpaceX parecem ser esperados para ter pouca vida fora da empresa. O mesmo pode não ser verdade para suas famílias.
No passado, Musk enfatizou a importância da integração vertical e da coordenação estreita para o sucesso da SpaceX. Musk agora parece disposto a abandonar essas ideias e testar severamente a cultura corporativa da SpaceX para avançar com uma agenda política mal definida.
Como atesta a recente e lamentável história da Boeing, essas mudanças provavelmente não aumentarão a eficiência ou confiabilidade da produção e operações do Falcon 9, pelo menos no curto prazo. Isso terá efeitos colaterais nos custos, bem como na frequência e confiabilidade dos lançamentos, o que pode afetar a participação no mercado, justamente quando uma concorrência séria para o Falcon 9 está começando a se materializar. Mesmo sem esses problemas, em alguns anos, a SpaceX pode não ter mais seu atual quase-monopólio no lançamento médio e pode enfrentar uma pressão de preços crescente.
O Starship está sendo desenvolvido para substituir o Falcon 9, e tanto a montagem quanto a gestão do Starship provavelmente permanecerão no Texas e na Flórida. Testes recentes mostraram grande promessa. O Starship ainda não está pronto para os holofotes e, por enquanto, a participação de mercado da SpaceX e o fluxo de caixa (e o financiamento para o desenvolvimento do Starship) provavelmente dependem em grande parte do Falcon 9 e da eficiência de suas operações na Califórnia.
A razão declarada de Musk para a mudança é uma nova lei na Califórnia que permite que crianças menores de idade mudem suas identidades de gênero sem que terceiros informem seus pais. Isso pode ter ressonância na própria família de Musk, onde um de seus filhos estaria supostamente afastado justamente por causa desse assunto; Musk disse a Jordan Peterson em uma entrevista para o The Daily Wire em 22 de julho que sua filha transgênero estava, de fato, “morta” para ele. Quaisquer que sejam os méritos ou não dessa lei, parece caro e um tanto precipitado mover várias empresas inteiras — muitas das quais podem apoiar a lei — por essa razão.
Musk provavelmente tem os recursos para levar adiante a mudança da SpaceX motivada politicamente e talvez para resolver alguns de seus problemas potenciais. Esses são recursos que não estarão disponíveis para o desenvolvimento do Starship ou para suas ambições em Marte.
Investidores e defensores do espaço devem prestar atenção. Eles podem querer investir para incentivar uma gama mais ampla e diversificada de empresas. Empresas que não colocam a política não relacionada de seu CEO à frente do negócio vital de explorar e utilizar os ricos recursos do sistema solar interno.
* Donald F. Robertson é um jornalista aposentado da indústria espacial. Ele também é músico, tocando percussão para bandas de dança escocesas — tanto ao vivo quanto via Zoom.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
O autor não citou o ambiente de negócios da Califórnia....Texas e Flórida ganharam peso e o estado citado tem êxodo de empresas e pessoas.
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