Engenheiros da NASA Introduzem no 'Centro Espacial Marshall ' Leito de Testes de Motor Híbrido de Baixo Custo

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Crédito: Space Daily
Paul Dumbacher, à direita, engenheiro chefe de testes do ramo de Testes de Propulsão do Centro Espacial Marshall da NASA em Huntsville, Alabama, consulta Meredith Patterson, engenheira de sistemas de propulsão sólida, enquanto instalam o leito de testes de motor híbrido de 11 polegadas em seu suporte no Estande de Testes Leste de Marshall. O novo leito de testes, que oferece oportunidades de teste versáteis e de baixo custo para engenheiros de propulsão da NASA e seus parceiros do governo, acadêmicos e da indústria, reflete a colaboração de dezenas de membros da equipe em múltiplos departamentos de Marshall.
 
No dia de hoje (15/07), o portal Space Daily informou que em junho, engenheiros do Centro Espacial Marshall da NASA em Huntsville, Alabama, revelaram um novo leito de testes de motor híbrido de 11 polegadas.
 
De acordo com a nota do portal, o leito de testes inovador possui capacidade de fluxo variável e uma duração de queima contínua de 20 segundos, oferecendo uma solução econômica e de rápida execução para realizar testes de queima em bicos avançados, hardware de motores de foguete, materiais compósitos e propelentes.
 
A propulsão sólida de foguetes continua sendo uma tecnologia competitiva e confiável para várias aplicações, incluindo foguetes compactos e de grande capacidade e missões no espaço. Ela oferece baixa massa de elementos de propulsão, alta densidade de energia, resiliência em ambientes extremos e desempenho confiável.
 
"É demorado e caro colocar um novo motor de foguete sólido em teste - identificando como os materiais se comportam em temperaturas extremas e sob cargas estruturais e dinâmicas severas," disse Benjamin Davis, chefe do ramo de Dispositivos de Propulsão Sólida e Pirotécnicos da Direção de Engenharia de Marshall. "No ambiente competitivo e acelerado de hoje, queríamos encontrar uma maneira de condensar esse cronograma. O leito de testes híbrido oferece uma solução emocionante e de baixo custo."
 
Lançado em 2020, o projeto fazia parte da iniciativa da NASA para desenvolver novos materiais compósitos, bicos fabricados aditivamente e outros componentes com amplos benefícios em toda a gama espacial.
 
Após avaliar as necessidades futuras da indústria e receber feedback de parceiros aeroespaciais, a equipe de Marshall reconheceu que o leito de testes de motor de foguete de 24 polegadas existente poderia ser proibitivamente caro para pequenas startups. Além disso, os motores de teste convencionais de seis polegadas careciam de flexibilidade e exigiam múltiplos testes para atender a todos os objetivos. Assim, a necessidade de uma alternativa eficiente e versátil se tornou clara.
 
"O leito de testes de motor híbrido de 11 polegadas oferece a instrumentação, configurabilidade e eficiência de custos que nossos parceiros do governo, indústria e academia precisam," disse Chloe Bower, líder de fabricação de motores de foguete sólido em subescala em Marshall. "Ele pode cumprir múltiplos objetivos de teste simultaneamente - incluindo diferentes configurações de bicos, nova instrumentação ou isolamento interno, e vários propelentes ou ambientes de voo."
 
"Esse ritmo mais rápido pode reduzir o tempo de teste de meses para semanas ou dias," disse Precious Mitchell, líder de design de propulsão sólida para o projeto.
 
Uma característica notável é o interruptor de liga/desliga. "Essa é uma das grandes vantagens de um leito de testes híbrido," explicou Mitchell. "Com um sistema de propulsão sólida, uma vez que é aceso, queimará até que o combustível se esgote. Mas, como não há oxidante no combustível híbrido, podemos simplesmente desligá-lo a qualquer momento se percebermos anomalias ou precisarmos ajustar um elemento do teste, resultando em resultados de teste mais precisos que atendem exatamente às necessidades do cliente."
 
A equipe planeja entregar os dados finais de teste à liderança da NASA no final deste verão. Por enquanto, Davis elogia os projetistas de propulsão de Marshall, analistas, químicos, engenheiros de materiais, pessoal de segurança e engenheiros de teste que colaboraram no novo leito de testes.
 
"Não estamos apenas apoiando a indústria aeroespacial em termos amplos," disse ele. "Estamos também dando aos jovens engenheiros da NASA a chance de se envolverem em um ambiente de teste prático, resolvendo problemas. Este trabalho ajuda a educar novas gerações que continuarão a missão da NASA nas próximas décadas."
 
Por quase 65 anos, as equipes de Marshall têm liderado o desenvolvimento dos motores de foguete e espaçonaves mais poderosos do programa espacial dos EUA, desde o foguete Saturn V da era Apollo e o ônibus espacial até os sistemas de propulsão de ponta de hoje, incluindo o novo foguete da NASA, o Sistema de Lançamento Espacial. Os leitos de testes de tecnologia da NASA projetados e construídos por engenheiros de Marshall e seus parceiros moldaram as tecnologias confiáveis de voo espacial e continuam a possibilitar a descoberta, testes e certificação de materiais avançados de motores de foguete e técnicas de fabricação.
 
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