A Empresa 'ABL Space Systems' dos EUA Perde Foguete Após Teste Estático

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: ABL Space
As operações pré-lançamento do voo RS1 Flight 2 estão em andamento em Kodiak, Alasca.

No dia de hoje (23/07), o portal SpaceNews noticiou que a empresa estadunidense 'ABL Space Systems' informou que o foguete planejado para o primeiro lançamento da empresa em 18 meses sofreu danos "irrecuperáveis" em um incêndio após um teste de disparo estático, o que adiou ainda mais seu retorno aos voos.
 
De acordo com a nota do portal, em um breve comunicado nas redes sociais em 22 de julho, a ABL disse que seu Foguete RS1, que estava sendo preparado para um lançamento na Ilha Kodiak, Alasca, foi danificado em um incêndio após o teste estático na plataforma realizado em 19 de julho.
 
"Após um teste estático pré-voo na sexta-feira, um fogo residual na plataforma causou danos irreparáveis ao RS1. A equipe está investigando a causa raiz e fornecerá atualizações conforme a investigação avançar", afirmou a empresa. Não foram divulgados detalhes adicionais sobre o incidente.
 
Nos últimos meses, a empresa tem mantido um perfil discreto enquanto se preparava para o lançamento, o segundo para o RS1. Antes deste comunicado, o último comentário público da empresa foi uma postagem em seu blog em maio sobre testes de motores. Em março, a empresa informou que havia iniciado "operações pré-lançamento" para a missão.
 
O lançamento seria o primeiro desde o lançamento inaugural do RS1 em janeiro de 2023. Naquele lançamento, ocorreu um desligamento de todos os nove motores do primeiro estágio 10 segundos após a decolagem, fazendo com que o veículo caísse de volta próximo à plataforma e explodisse. A explosão danificou equipamentos e instalações na plataforma Kodiak. A empresa havia informado em outubro passado que estava se preparando para seu segundo lançamento, mas desde então pouco informou sobre os preparativos.
 
Apesar do fracasso e do lento retorno aos voos, a empresa conquistou contratos de lançamento para o RS1, capaz de colocar cerca de uma tonelada métrica na órbita terrestre baixa. Em março de 2023, a empresa recebeu um aumento de financiamento estratégico de $60 milhões, conhecido como STRATFI, da Força Espacial dos Estados Unidos e da Força Aérea para demonstrar capacidades de resposta tática. O prêmio inclui $30 milhões de financiamento governamental e $30 milhões de investimento privado correspondente.
 
Em junho, a Scout Space anunciou que selecionou a ABL Space Systems para lançar um telescópio para observações de consciência do domínio espacial no terceiro lançamento do veículo, que na época estava agendado para ainda este ano. A Scout disse que escolheu a ABL devido a um caminho mais rápido para o lançamento do que voos nas missões Transporter da SpaceX, que estão programadas para o próximo ano.
 
A ABL tem a Lockheed Martin como investidor e grande cliente, com a Lockheed realizando uma compra em bloco de até 58 lançamentos do RS1 em 2021. A Lockheed também planeja usar o RS1 para seu lançamento "U.K. Pathfinder" para a Agência Espacial do Reino Unido sob um contrato concedido em 2018. Esse lançamento, do SaxaVord Spaceport nas Ilhas Shetland, estava previsto para o final de 2025, segundo autoridades do governo britânico no Farnborough International Airshow em 22 de julho.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários