A NASA Está Impulsionando o Desenvolvimento Comercial de Novas Tecnologias de Células de Combustível Para Missões Lunares

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Portal Space Daily
O sistema de células de combustível de ácido fosfórico de 440 quilowatts da HyAxiom é agora seu produto principal e ainda se baseia no conhecimento técnico desenvolvido durante os programas Apollo e do ônibus espacial.
 
No dia 16/07, a página Moon Daily do portal Space Daily noticiou que a NASA está impulsionando o desenvolvimento comercial de novas tecnologias de células de combustível para serem usadas em missões lunares.
 
De acordo com a nota do portal, o envolvimento da NASA com a tecnologia de células de combustível começou na década de 1960, uma época em que os combustíveis fósseis dominavam a produção de energia. As células de combustível geram eletricidade e calor por meio da combinação de hidrogênio e oxigênio via um eletrólito, produzindo apenas água como subproduto, tornando-as uma fonte de energia ambientalmente amigável.
 
O interesse da NASA em células de combustível surgiu da necessidade de alimentar as missões lunares. Engenheiros do Centro Espacial Johnson da NASA em Houston recorreram às células de combustível porque elas ofereciam mais energia por libra em comparação com baterias em missões longas. Naquela época, as células de combustível eram um conceito teórico, ainda não aplicado na prática.
 
A NASA financiou três empresas, incluindo uma divisão da Pratt and Whitney, para desenvolver protótipos. Para as missões Apollo, a NASA escolheu a equipe da Pratt and Whitney, que evoluiu para a UTC Power, para fornecer todas as células de combustível do ônibus espacial. Com o financiamento e a orientação da NASA, a UTC Power eventualmente passou a oferecer células de combustível comerciais. Hoje, a empresa opera como HyAxiom Inc., baseada na mesma fábrica em South Windsor, Connecticut, que produziu as células de combustível originais da NASA.
 
A HyAxiom introduziu sua primeira célula de combustível comercial em meados da década de 1990, expandindo sua linha de produtos cerca de dez anos depois.
 
"Os modelos que eles construíram para esses produtos que usamos hoje tinham muito do entendimento eletroquímico do programa espacial", disse Sridhar Kanuri, diretor de tecnologia da HyAxiom.
 
Atualmente, a HyAxiom fabrica aproximadamente 120 unidades anualmente e antecipa um aumento na produção à medida que o investimento do governo em células de combustível cresce. O governo dos EUA pretende usar células de combustível para armazenamento de energia de fontes renováveis.
 
John Scott, tecnólogo principal da NASA para energia e armazenamento de energia, observou: "Todas essas empresas rastreiam sua herança de propriedade intelectual, sua herança corporativa, até mesmo as gerações de pessoal para aquelas empresas que a NASA financiou no início da década de 1960."
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários