A 'New Frontier Aerospace' Inicia Testas de Motor de Foguete Para Viagens Ponto a Ponto

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Crédito: New Frontier Aerospace
A New Frontier Aerospace iniciou os testes de uma versão do motor que pretende usar em um veículo de alta velocidade para viagens ponto a ponto.
 
No dia de ontem (25/07), o portal SpaceNews noticio que a startup New Frontier Aerospace de transporte espacial dos EUA com visões de viagens rápidas de ponto a ponto deu início aos testes do motor que alimentará o seu veículo.
 
De acordo com a nota do portal, Alex Tai, presidente da New Frontier Aerospace, anunciou durante uma discussão em painel no Farnborough International Airshow, no dia 23 de julho, que a empresa realizou o primeiro teste de ignição de seu Motor Mjölnir no dia 18 de julho.
 
O Mjölnir é um motor de combustão em estágio completo que oferece eficiências superiores a outros designs. É a mesma arquitetura utilizada pelo motor Raptor da SpaceX, bem como pela Stoke Space, uma startup que desenvolve um veículo de lançamento reutilizável. O motor usa oxigênio líquido e metano como propelentes.
 
“Acreditamos que disparamos o motor de foguete mais avançado do mundo”, disse ele em uma entrevista após o painel. A ignição durou menos de um segundo, mas demonstrou a partida das turbobombas e a ignição bem-sucedida. A empresa planeja realizar queimas mais longas do motor como parte do programa de testes.
 
A versão do Mjölnir atualmente em teste produz menos de 3.000 libras-força de empuxo. Versões posteriores destinadas ao uso em veículos gerarão entre 40.000 e 60.000 libras-força, afirmou ele.
 
A New Frontier planeja usar o motor em um veículo chamado Intercontinental Rocketliner, um veículo suborbital destinado a transportar 100 pessoas em voos de alta velocidade ao redor do planeta a velocidades hipersônicas. O veículo, cuja forma é superficialmente semelhante a conceitos anteriores como o X-33 e o VentureStar, decolaria e pousaria verticalmente, mas usaria uma abordagem de “impulso-cruzeiro-planagem” para viajar através da atmosfera superior.
 
A empresa busca acessar um mercado para viagens de passageiros que poderia permitir que as pessoas viajassem de um ponto no planeta para outro em apenas algumas horas. O veículo também tem potencial aplicação militar para entrega rápida de carga ou pessoal. Esses mercados, pelo menos em teoria, poderiam ser muito maiores do que o de lançamento de espaçonaves.
 
É também um mercado pelo qual a SpaceX demonstrou interesse com seu veículo Starship, destacando por anos seu potencial para transportar pessoas entre continentes em menos de uma hora, além de trabalhar na iniciativa “rocket cargo” do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea.
 
Tai argumentou, no entanto, que o Starship não pode ser um veículo ponto a ponto eficaz. “Ele está construindo um veículo que é muito bom para ir a Marte”, disse ele no painel sobre o fundador da SpaceX, Elon Musk. “Não é muito eficiente para ponto a ponto. Não tem asas. Também é grande demais.”
 
Os executivos da empresa têm experiência no desenvolvimento de tais veículos há décadas. Jess Sponable, presidente da New Frontier, foi o gerente do programa da Força Aérea para o DC-X, que demonstrou tecnologias de decolagem e pouso vertical para foguetes reutilizáveis há mais de 30 anos, e foi posteriormente gerente do projeto XS-1 da DARPA, que visava desenvolver um espaçomóvel suborbital reutilizável. David Gregory, o diretor de tecnologia da empresa, liderou trabalhos em motores na Blue Origin e na Ursa Major Technologies.
 
O próprio Tai é ex-diretor de operações da Virgin Galactic e liderou projetos especiais no Virgin Group. Ele disse que o interesse da Virgin Galactic em voos suborbitais foi estimulado por seu potencial para viagens ponto a ponto, em vez de turismo espacial.
 
“Era nossa missão na Virgin Galactic fazer viagens ponto a ponto. O turismo espacial era algo que era necessário para provar que era seguro para o público viajar para o espaço. É algo que demorou muito mais do que eu pensei”, disse ele. “O que realmente queríamos fazer era levar passageiros da Virgin Atlantic de Los Angeles a Londres em menos de duas horas.”
 
Um desafio para a New Frontier ou outras empresas interessadas em viagens rápidas ponto a ponto é o financiamento. “Muitos dos grandes provedores de financiamento e recursos foram sugados pelo buraco negro que é a SpaceX”, disse ele. “O que precisamos ter é concorrência e o que precisamos ter é investimento em outros.”
 
A empresa conseguiu algum financiamento do Pentágono e da NASA para apoiar o desenvolvimento do motor, mas ele reconheceu que serão necessários anos antes que sua empresa esteja pronta para iniciar viagens hipersônicas, começando com carga. “Se tivéssemos parceiros comerciais”, disse ele, “poderíamos estar operando dentro da próxima década.”
 
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