Projeto RATO: Edital de Subvenção Econômica da FINEP Tenta Salvar o Projeto do 'Veículo Hipersônico Brasileiro 14X'
Prezados leitores e leitoras do BS!
Vocês já tinham ouvido falar do Projeto RATO? Sim ou não? Confesso que eu não tinha conhecimento até agora e decidi compartilhar com todos vocês. Muitos entusiastas têm nos questionado sobre o andamento do Projeto PROPHIPER, aquele mesmo que visa desenvolver o Veículo Hipersônico Brasileiro 14X.
Pois então, o Projeto RATO, ou 'Foguete de Decolagem Para Veículo Hipersônico (Rocket Assisted Take-Off - RATO 14X)', foi lançado por meio de um edital de seleção pública da FINEP denominado "SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação em Fluxo Contínuo Mais Inovação Brasil – MAIS INOVAÇÃO BRASIL - Soberania e Defesa Nacional", publicado que foi em 22 de janeiro de 2024 (veja aqui).
Este edital inclui uma Linha Temática com Três Projetos Estruturantes divididos em três subtemas:
A) Radar M200 Multimissão;
B) Foguete de decolagem para veículo hipersônico (Rocket Assisted Take-Off - RATO-14X);
C) Desenvolvimento do processo de obtenção do gás Hexafluoreto de Urânio.
No entanto, concentraremos nossa atenção no Projeto RATO (subtema B), que é o tema de interesse para o BS. Para mais informações sobre os outros projetos, recomendo visitar o portal da FINEP.
E para que nossos entusiastas possam entender melhor o Projeto RATO, abaixo segue um documento da FINEP descrevendo seus objetivos, requisitos obrigatórios e requisitos desejáveis:
Pois bem, até o momento as propostas avaliadas até o dia 16/06 foram as seguintes:
Além disso, acabei de receber a informação de uma fonte confiável de que até o final de julho deste ano será anunciado o resultado final da subvenção para o Projeto RATO.
Também é relevante mencionar que a FINEP realizou em 01/02 deste ano um webinar sobre este edital de subvenção econômica não reembolsável para empresas, destinado a apoiar projetos estruturantes no valor de R$ 280 milhões. Abaixo está o link para esse webinar na íntegra. Divirtam-se!
"A nossa tecnologia espacial está em declínio. Só sobreviverá através de seu uso em material de defesa", afirmou recentemente um respeitado profissional do setor.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário