As Empresas 'Blue Origin' e 'Stoke Space' Foram Selecionadas Pela 'Força Espacial dos EUA' Para Competir em Missões de Pequenos Satélites

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Stoke Space
Stoke Space testou com sucesso seu novo motor propulsor em junho de 2024.
 
As empresas Blue Origin e a Stoke Space dos EUA foram selecionadas pela Força Espacial desse país para competir em missões de satélites pequenos, tendo sido ambas as empresas incluídas no contrato do "Programa de Serviços Orbitais-4 (OSP-4)", informou no dia de ontem (04/07) o portal SpaceNews.
 
De acordo com a nota do portal, a Força Espacial dos EUA adicionou a Blue Origin e a Stoke Space Technologies à sua lista de fornecedores de lançamento elegíveis para competir por missões rápidas de satélites pequenos sob o contrato Programa de Serviços Orbitais-4 (OSP-4).
 
OSP-4, um contrato de Entrega Indefinida/Quantidade Indefinida (IDIQ), foi estabelecido pela Força Aérea em 2019 para aproveitar as capacidades emergentes de lançamento comercial. Contratos IDIQ permitem uma quantidade indefinida de suprimentos ou serviços durante um período fixo, com o governo fazendo pedidos conforme necessário.
 
A divisão de lançamentos pequenos da Força Espacial na Base da Força Aérea de Kirtland em Albuquerque, Novo México, concedeu até agora sete missões usando o contrato OSP-4, totalizando mais de $190 milhões. O programa foca em missões com cargas úteis de 400 libras ou mais, exigindo que os fornecedores estejam prontos para o lançamento dentro de 12 a 24 meses a partir da ordem de tarefa. O contrato IDIQ geral tem um limite de $986 milhões até outubro de 2028.
 
A inclusão da Blue Origin no OSP-4 ocorre pouco depois de sua seleção para a fase 3 da aquisição do lançamento espacial de segurança nacional, indicando que a Força Espacial espera que o foguete New Glenn da empresa inicie lançamentos de carga útil no próximo ano.
 
Stoke Space, uma nova participante, recentemente realizou o primeiro teste de fogo a quente de seu motor de foguete reutilizável. A empresa tem como alvo seu primeiro lançamento de teste orbital para 2025.
 
O Tenente-Coronel Steve Hendershot, responsável pelas aquisições de lançamento pequeno da Força Espacial, disse em 3 de julho em um comunicado de imprensa que a adição desses provedores emergentes "preserva, estimula e melhora a base industrial de lançamentos pequenos e proporciona à Força Espacial um grupo diversificado de fornecedores para apoiar a defesa da nação. Estamos entusiasmados em adicionar a Blue Origin e a Stoke Space como os mais novos fornecedores no contrato OSP-4."
 
Hendershot enfatizou que o programa de lançamento pequeno complementa o programa muito maior de lançamento espacial de segurança nacional, "fornecendo acesso a uma ampla gama de soluções que podem não estar disponíveis por meio de outros programas."
 
Blue Origin e Stoke Space se juntam a outros 10 provedores de lançamento no contrato OSP-4: ABL Space Systems, Aevum, Astra, Firefly Aerospace, Northrop Grumman, Relativity Space, Rocket Lab, SpaceX, United Launch Alliance e X-Bow.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários