Dicas de livros nacionais na temática espacial do pesquisador e escritor Bernardino Coelho da Silva

Olá leitor! Olá leitora!

Depois de um período sem publicar aqui no BS, devido a compromissos pessoais e profissionais que veem demandando uma atenção especial da nossa parte, retornamos com dicas de leitura sobre a temática espacial com obras de autoria do pesquisador e escritor, bacharel em direito e especialista em gerência de projetos, Bernardino Coelho da Silva.

Como enunciado, empregamos o substantivo dicas (no plural mesmo), pois vamos falar de 3 obras, todas muito recentes e bem atualizadas, do referido autor: "GERENCIAMENTO DE PROJETOS ESPACIAIS: do Sputnik aos dias atuais" (2017); "Direito Espacial Internacional: Contextualizado e Comentado" (2020);e "CORONEL LAGE: o mestre dos foguetes" (2020).

Imagem da capa dos livros de Bernardino Coelho da Silva destacados na presente postagem.
Créditos: Bernardino Coelho da Silva, as respectivas editoras dos livros e os respectivos parceiros / coautores.

Essas sugestões de leitura se devem ao fato de eu ter tido contato e lido o livro "GERENCIAMENTO DE PROJETOS ESPACIAIS: do Sputnik aos dias atuais", do qual Bernardino é um dos autores, em meados de 2017. Ao ler a referida obra tive uma impressão muito positiva da mesma, justamente por ser uma das poucas referências (de alto nível, nacional e em português) sobre esse tema, justamente por ser fruto do rigor e da qualidade acadêmica dos cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da sua Editora, já que o livro foi elaborado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação em Gerência de Projetos que o Bernardino cursou nessa renomada instituição de ensino e pesquisa.

Destaco o valor da referida obra, pois outros textos (em português) que encontrei naquela época tratando do tema eram muito rasos, excluindo dessa lista, por oportuno, alguns trabalhos acadêmicos que tangenciam o tema de gerenciamento de projetos espaciais, ao tratarem do desenvolvimento de sistemas espaciais nacionais. Creio que mesmo tendo uma linguagem acessível e sob a ótica da gestão de projetos, esse livro não deixa de ter a densidade e conteúdos necessários ao entendimento de como gerenciar projetos de sistemas complexos como os sistemas espaciais, possuindo ainda uma robusta contextualização histórica da evolução de projetos de sistemas espaciais, que ambienta o leitor ao tema principal de forma gradual e progressiva.

É uma leitura obrigatória para quem quer se iniciar nos estudos desse tema, servindo de base para a leitura de outras obras correlatas de referência internacional (a maioria em inglês, francês, alemão, italiano, japonês ou russo).

Eis que o tempo passou e, já a frente da editoria do BS, identifiquei a participação com regularidade nos comentários (muito pertinentes) das postagens do blog de um pessoa de nome Bernardino Coelho da Silva, mas não fiz a associação com o livro citado acima, pois na ficha catalográfica o nome do Bernardino não está como 1o autor.

Depois de algum tempo, tive acesso ao livro "Direito Espacial Internacional: Contextualizado e Comentado" e identifiquei que o autor (e leitor do BS) era o mesmo do livro de Gerência de Projetos e isso, associado à grande relevância que o tema do Direito Espacial alcançou no último ano aqui no Brasil, fez com que buscasse dedicar um tempo para ler a mencionada obra. 

Além disso, considerando que em agosto desse ano o Programa Espacial Brasileiro (PEB) completa 60 anos, a partir do DECRETO Nº 51.133/1961 (que cria o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Estudos Espaciais e dá outras providências), me senti atraído a também ler o livro sobre o Coronel Lage, cujo trabalho antecede a criação do PEB.

No livro sobre Direito Espacial Internacional, destaca-se a referência (ou deferência) constante ao Dr. Monserrat Filho (que é realmente o papa brasileiro no tema), mas sem se limitar a obra desse nosso baluarte do Direito Espacial, conseguindo ir além com outras referências e trazendo a sua própria interpretação (do autor) da conjuntura internacional do momento e as expectativas futuras para a iminente exploração comercial extensiva do espaço, o que deixa a obra extremamente atual e relevante, sem se tornar um vade mecum do tema.

Minha expectativa no caso do livro sobre o Cel. Lage era ver um texto predominantemente biográfico (de uma história riquíssima e inspiradora, que eu já conhecia por alto), mas a adição de informações da conjuntura histórica e de detalhes pormenorizados sobre sistemas de lançamento (relacionados com o tema / personagem principal) conferiu um "plus" (um tempero) que me prendeu ainda mais ao texto / pós-texto.

Assim, depois de ler / reler os 3 livros, reforcei a minha surpresa positiva (minha expectativa suplantada) com a qualidade e cuidado com que o autor entrega as suas obras, principalmente com a profundidade da pesquisa / investigação e com o referencial bibliográfico / documental bem selecionado. 

Desse modo, para quem não conhecia o autor e as suas obras na temática espacial (humildemente indicadas aqui no BS), acho que a leitura dos livros em questão vão enriquecer muito os leitores que desejam se aprofundar nesses temas, sendo mais relevante o fato de serem obras nacionais, com uma(ou várias) perspectiva(s) nacional(ais) e de temas ligados à história e ao desenvolvimento dos conhecimentos sobre espaço e seus reflexo para a sociedade brasileira, para o PEB e para a humanidade.

Considerando o aspecto do investimento, por ser um autor independente, creio que os valores dos livros (que possuem versão digital) são mais do que justos. Deixo abaixo os links dos sites para as referidas obras:

- GERENCIAMENTO DE PROJETOS ESPACIAIS: do Sputnik aos dias atuais (2017)

- Direito Espacial Internacional: Contextualizado e Comentado (2020)

- CORONEL LAGE: o mestre dos foguetes (2020)

Em tempo, ao consultar novamente os links dos sites acima, identifiquei que o autor (que parece incansável e também escreve sobre temas fora do domínio espacial) publicou recentemente um outro livro com a temática espacial ("Desafios de Ícaro: A Contribuição do Brasil para a Ciência Espacial" (2021)), que eu ainda não li, mas que, pelo título e pela sinopse, parece ser tão interessante e enriquecedor quanto os mencionados acima.


Rui Botelho
(Brazilian Space)

Obs: O Brazilian Space e o seu editor não possuem participação na elaboração ou nos resultados oriundos da comercialização das referidas obras, prestando aqui um serviço de interesse e de utilidade pública na divulgação de material nacional relevante sobre a temática espacial.


Comentários

  1. Rui Botelho,
    Fico imensamente agradecido por suas generosas palavras e pelo apoio na divulgação deste trabalho, que faço sempre com muito carinho e compromisso com o leitor.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados,

      Sucesso e que essas iniciativas ajudem a divulgar a área espacial. Tenho especialização em gestão de projetos e vejo que aplicada à essa área é algo desafiador e estimulante. Acabei de adquirir o livro sobre gerenciamento de projetos espaciais.

      Excluir
    2. Caro Bernardino, Não há o que agradecer! Seu trabalho é digno de todo reconhecimento, pelo esmero com que foi realizado. Parabéns!

      Excluir
  2. Bom dia. Obrigado pelas dicas e parabéns ao autor dos livros. Com certeza irei ler todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos!

    Não posso também aqui deixar de parabenizar o Bernardino por essas obras. Já conhecia o trabalho dele, e em minha época como editor do blog, havia divulgado em algumas ocasioes. É isso aí Berbardino, continue firme com o seu trabalho de excelencia. Quiçá pudessemos dizer o mesmo do PEB.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário