O Jovem Erán, Um Exemplo de Luz no Final do Túnel

Olá leitor!

Construir uma nação é um trabalho conjuntoárduo, demanda tempo, dedicação, seriedade e compromisso de sua sociedade, ou seja, não há lugar para o egocentrismo, isto é coisa de Território de Piratas. Para tanto, o ponto de partida é a implantação por esta mesma sociedade de uma educação de qualidade para seu povo, educação esta que seja baseada na cidadania.

No Brasil vivemos atualmente uma situação politica e social caótica fruto da falta deste entendimento por parte de sua sociedade, e pior, sem qualquer perspectiva de que esse entendimento ocorra a curto e médio prazo. A coisa ta feia.

Apesar disto, mesmo se vivendo no caos e na escuridão sempre haverá uma luz no final do túnel, e sendo assim, ilhas de esperanças vem surgindo em alguns pontos do país graças a alguns educadores de visão compromissados com seus alunos e com a sua função e responsabilidade de bem educar este fantástico material humano que é o criativo e mal orientado povo brasileiro.

Este é, por exemplo, o caso do Prof. Paulo Roberto Lagos do Colégio Estadual do Paraná, um educador publico de visão que vem realizando um trabalho exemplar neste colégio paranaense e que recentemente, durante o Festival Brasileiro de Minifoguetes em Curitiba, nos apresentou um jovenzinho que ele considera de muito futuro e que é um bom exemplo deste fantástico material que o país possui e que precisa ser bem orientado.

Trata-se do jovem Erán Martínez Ramos de 10 anos, integrante ao lado de seus pais do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (CACEP), e que gentilmente nos concedeu a entrevista abaixo que espero sirva de exemplo para outros educadores, pais e jovens espalhados pelos quatro cantos do país. Afinal leitor, há ainda muito trabalho a ser feito se quisermos melhorar esse quadro caótico em que vivemos.

Duda Falcão

O jovenzinho Erán com os país.

BRAZILIAN SPACE: Erán, nos faça um relato sobre a sua pessoa, sua idade, formação, onde nasceu, e desde quando conhece o Prof. Paulo Roberto Lagos?

ERÁN MARTÍNEZ RAMOS: Eu nasci em Curitiba-Paraná, tenho 10 anos, vou a escola Municipal Presidente Pedrosa, estou no 5 to. Ano.

Eu conheço ao Professor Paulo Roberto Lagos, aproximadamente a 3 anos, quando comecei a ir as sessões do Planetário do Colégio Estadual do Paraná. Faz um ano e meio que eu e meus pais somos membros do CACEP (Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná).

BRAZILIAN SPACE: Erán, você me foi apresentado pelo Prof. Paulo Lagos como um jovenzinho muito promissor. Como começou esse seu interesse por ciências?

ERÁN MARTÍNEZ: Teve uma vez que eu perguntei para minha mãe sobre meu avô, ai ela me levou para ver o céu e me diz que meu avô estava em uma estrela, eu acho que foi ai que começou porque depois disso eu não deixe de observar o céu e sempre fazia perguntas aos meus pais sobre o universo.

Meu pai começou a procurar documentários do universo, ai ficávamos os três assistindo, meu pai , minha mãe e eu, até hoje fazemos isso. Ai meu interesse pelo universo foi aumentando sempre querendo saber mais, hoje sou assim também, sempre quero saber mais.

Começamos a participar do Planetário do Colégio Estadual do Paraná, nas sessões dos domingos. Ai, meu gosto pela Astronomia foi cada vez mais para conhecer além da Terra.

BRAZILIAN SPACE: Erán, eu observei quando lhe conheci que seus pais lhe apoiam muito nessa sua trajetória. Você já teria uma ideia do que pretende fazer quando crescer?

ERÁN MARTÍNEZ: Sim, eu quero ser Astronauta e Astrônomo, os dois.

BRAZILIAN SPACE: Erán, você acompanhou ao lado de sua mãe o primeiro dia de lançamentos do Festival Brasileiro de Minifoguetes que ocorreu recentemente em Curitiba. Como foi essa experiência para você?

ERÁN MARTÍNEZ: Foi muito legal, e me incentivou a fazer um foguete com o material que meu pai diz (propelente, vinagre e bicarbonato de sódio, e outro com água).

BRAZILIAN SPACE: Erán, você ou a sua escola já participaram de algum dos eventos promovidos pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)?

ERÁN MARTÍNEZ: Sim. A minha escola e eu participamos o ano passado e este ano.

BRAZILIAN SPACE: Erán, você pretende algum dia participar do Festival Brasileiro de Minifoguetes ao lado do Prof Paulo Lagos?

ERÁN MARTÍNEZ: Sim. Eu estou muito ansioso.

BRAZILIAN SPACE: Finalizando Erán, o que você diria para jovens como você que pretende no futuro atuar nessa área de ciências?

ERÁN MARTÍNEZ: Que estudem bastante, participem das Olimpíadas porque também podem te fortalecer para provas no futuro que você fara, ir nos lançamentos de minifoguetes que te darão ideias de como fazer foguetes, e conhecer muitas pessoas para trocar ideias. Participar de aulas ou seções de astronomia em planetários e observatórios. E claro, observar muito o céu.

Comentários

  1. Bom dia Sr. Falcão.
    Nos ficos cheios de orgulho e emoção pelas suas palavras.
    Nosso papel como pai é ajudar a nossos filhos a ter algun futuro.
    Tomara que o pais tenha mais Professores como o senhor Paulo e devulgadores como o senhor Duda Falcão.
    Fanny Santiago e Erán

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Santiago!

      Não há esta necessidade de agradecer, obrigado a vocês pela gentileza, e como disse espero que sirva de exemplo pro resto do país.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Boa noite Sr. Falcão

      Temos que agradecer sim.
      Foi um grande privilegio conhecer o senhor e seu trabalho.
      São poucas as pessoas que tem cruzado nas nossas vidas com tanto amor e desempenho pelo trabalho que fazem como o senhor.
      Que bom seria encontrar muitas outras pessoas como o senhor, dedicado, perseverante, otimista.
      Foi muito bem merecida a premiação recebida no I Festival Brasileiro de Minifoguetes em Curitiba no mês de abril/2017.

      Parabens !!! e muito sucesso.

      Fanny, Santiago e Erán

      Excluir
    3. Olá Sr. Santiago!

      Muito obrigado a todos vocês e ficarei na torcida para que o Erán alcance os seus objetivos. Sucesso sempre

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. " NOSSOS PUPILOS SÃO COMO FILHOTES DE ÁGUIA "

    Que exemplo maravilhoso, em direcionar o seu filho para o futuro, acho eu, que o futuro se planta no presente. Há uma certa história, que me marcou para o resto da vida, eu sendo um pai exemplar, repasso para os leitores esta grande experiência da mãe águia.
    " A águia reuniu coragem atraves de uma sabedoria inata. Enquanto os filhotes não descobrissem suas asas, não haveria objetivo em suas vidas. Enquanto não aprendessem a voar, não compreenderiam a essência e o privilégio de ter nascido águia. O empurrãozinho para o conhecimento, era o maior presente que a águia-mãe tinha para lhes dar. Era seu supremo ato de amor. E por isso, um a um, ela os empurrou sorrateiramente, e eles alçaram a voarem".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sr. Oliveira.

      Muito obrigado pelas suas palavras.
      Concordamos plenamente com seu pensamento "o futuro se planta no presente".
      O exemplo da águia, diz tudo.

      Muito obrigado

      Fanny, Santiago e Erán

      Excluir
  3. Parabéns Erán!!!
    Eu espero que você continue com essa motivação e dedicação.
    E que você tenha em breve a oportunidade de participar do festival de Minifoguetes. Com certeza você vai fazer um ótimo trabalho.
    Vai que é tua, rapaz!!! Meet you in the outer space :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado primo.

      Vou conseguir ir ao Festival de Minifoguetes com o Professor Paulo.

      Erán

      Excluir
  4. Felicitaciones Eran y familia..... sigue así que llegarása hasta donde tu te lo propongas. Sueña .... sueña .....
    Te quiero mucho sobrino bello 😙😙😙😙😙👏👏👏👏👏👏❤💖💗💙💚💛💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias tía.

      Yo también te quiero mucho tía.
      Besos
      Erán

      Muchas gracias hermana.
      Besos
      Fanny y Santiago

      Excluir
  5. Parabéns ao Erán pela dedicação e ao Professor Paulo pelo ótimo trabalho. Pois somente através de bons alunos e bons educadores podemos mudar o nosso país, parabéns aos Pais pelo incentivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sr. Mariano.

      Muito obrigado pelas suas palavras.

      Muito obrigado.
      Erán

      Excluir
  6. Como madrina de Eran me llena de orgullo tener como ahijado una personita tan especial. Para mi es un tesoro y tiene que seguir adelante con sus sueños y saber que la madrina estará siempre apoyándolo y ayudando a cumplir sus anhelos. Felicidades mi ahijado querido y sigue en ese camino que te has planteado y conseguirás todos tus logros. También estoy muy orgullosa de Fanny y Santiago por la forma que están enseñando y guiando a Eran en esta vida y tambien muy agradecida por la confianza y el cariño de habérmelo dado de ahijado lo cual para mi es un honor y el mejor regalo que me pudieron hacer. Te adoro Eran!!!! Sigue adelante!!! Los quiero mucho mi familia �� querida ������

    ResponderExcluir
  7. Eran felicidades!!!! Por tus logros mi ahijado querido estoy muy orgullosa de ti y sabes que siempre puedes contar con tu madrina que te adora. Felicitaciones también a Fanny y Santiago por como están criando y educando a Eran me siento muy orgullosa de mi familia 👪 del corazón y para mi es un gran honor y el mejor regalo que me pudieron dar en poder ser madrina de Eran ese niño divino que es un sol. Eran sigue con tus sueños y lograras cumplirlos y siempre nosotros estaremos para apoyarte. Los quiero mucho mi familia 👪 querida 😍 😍 😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário