CLA Inicia Curso Para Operações de Lançamento de Veículos Espaciais

Olá leitor!

Veja abaixo uma nota postada ontem (24/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro inicia curso para Operações de Lançamento de Veículos Espaciais.

Duda Falcão

INSTRUÇÃO

CLA Inicia Curso Para Operações de
Lançamento de Veículos Espaciais

Participantes receberão orientações para atuar com segurança
em atividades realizadas em Alcântara

Por Tenente Huxley Batista
Agência Força Aérea
Edição por Aspirante Aline Fuzisaki
Publicado: 24/05/2017 - 10:55h


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciou a 1ª Edição de 2017 do Curso de Preparação para Operações de Lançamento, módulo I, nesta semana. O CPOL I/2017 ocorre na organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, localizada no estado do Maranhão.

O objetivo é capacitar pessoal técnico a exercer com segurança atividades que envolvam o lançamento de veículos espaciais a partir do CLA. O curso também será usado como iniciação de novos operadores, colaboradores e clientes do Centro.


Na abertura do evento, o Coronel Luciano Valentim Rechiuti, Diretor do CLA, apresentou aos participantes a missão, infraestrutura atual, últimos avanços, principais operações e perspectivas. “O CLA tem, hoje, papel vital nos projetos voltados à área espacial. Todos eles passam ou passarão por Alcântara em algum momento. Nesse sentido, o Curso se torna uma ferramenta efetiva para a gestão do conhecimento, ao passo em que possibilita que colaboradores mais experientes transmitam suas competências e vivências aos recém-chegados que, nos próximos anos, assumirão funções estratégicas nas operações de lançamento”, explica.

De acordo com o cronograma do curso, os inscritos receberão instruções sobre tecnologia espacial, operações de lançamento, planejamento operacional, preparação e lançamento, segurança de superfície, sistema de localização, radares, segurança do trabalho, perspectivas da área espacial, sistema de telemedidas, trajetografia e sincronização, metrologia, meteorologia, segurança de voo espacial, gestão da qualidade e área patrimonial.

O Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL) é uma iniciativa do CLA. É composto por dois módulos (teórico ou universal e prático ou específico), sendo o segundo obrigatório para aqueles que estarão engajados nos setores operacionais do CLA.


A certificação oferecida pelo primeiro módulo é a de “colaborador qualificado” e a do segundo módulo, “operador da estação”. No segundo módulo, ainda a ser realizado, o participante irá se especializar em uma das estações operacionais do Centro.

O CPOL/2017 é regulado pela Tabela de Cursos da Aeronáutica - "Cursos e Estágios do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para o ano de 2017”.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom, e qual é o real horizonte de eventos para essa qualificação??? Fica a pergunta. Uma vez mais agradecemos ao leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. Provavelmente será uma equipe para rastrear lançamentos da Guiana francesa.Os franceses agradecem a gentileza.

    ResponderExcluir
  2. Michel Temer finge que preside o Brasil,Gilberto Kassab se esconde da Lava jato no MCTIC, Braga Coelho vira garoto propaganda do SGDC, que é do Ministério da Defesa e a vida continua a todo marasmo. Temos ainda o príncipe Michelzinho e a Bela Adormecida, Marcela; ambos usufruindo dos últimos dias de encantamento com o Palácio do Jaburu. Definitivamente, o Brasil virou o país do faz-de-conta. Então, para fingir que tudo anda bem também pelas bandas do Programa Espacial Brasileiro, nada melhor do que preparar mais gente para os futuros lançamentos de foguetes de treinamento básico...

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso na Nova Zelândia a empresa Rocket Lab faz história com o lançador Electron, bombeamento de propelente por motor elétrico, e primeiro lançamento numa base de lançamento totalmente privada....fantástico.

    Miraglia
    www.minifoguete.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário