Brasil Vai Permitir que EUA Usem Centro de Alcântara Para Lançar Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (31/05) no site “UOL Notícias” destacando que segundo o Ministro da Defesa Raul Jungmann o Brasil irá permitir que EUA usem Centro de Alcântara para lançar foguetes.

Duda Falcão

NOTÍCIAS – Ciência e Saúde

Brasil Vai Permitir que EUA Usem Centro
de Alcântara Para Lançar Foguetes

ESTADÃO - conteudo
Daniel Weterman,
São Paulo - 31/05/201712h11

Axel Bugge/Reuters

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta quarta-feira, 31, que o governo brasileiro vai permitir inicialmente aos Estados Unidos o uso do Centro de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de foguetes ao espaço. Além dos EUA, o ministro disse que Israel, Rússia e França também já manifestaram interesse em usar a estrutura do equipamento.

O Centro de Lançamento de Alcântara, conforme lembrou o ministro durante o Fórum de Investimentos Brasil 2017, está paralisado desde 2001 e o governo do presidente Michel Temer (PMDB) prepara um projeto de lei que autoriza o País a permitir o uso do equipamento a governos estrangeiros. Uma versão do projeto já havia sido apresentada em 2001, mas foi retirada do Congresso para ganhar um novo texto.

Não Há Prazo

Durante discurso no evento, o ministro não citou um prazo para envio do projeto, mas disse que "muito em breve" o centro vai estar em plenas condições de funcionamento. Jungmann falou ainda que será reformulada a governança da estrutura, que, segundo ele, era um dos "temas mais frágeis" da estrutura para o governo.

Um Conselho Nacional de Espaço também será criado, explicou o ministro, para servir como um comitê executivo que dará suporte à administração do centro de lançamentos. "O País investiu bilhões na construção do equipamento de um centro que aí se encontra plenamente consolidado, com plenas condições de funcionamento e que esperamos reativar muito em breve", disse Jungmann.

O ministro destacou que o interesse dos outros países em usar a estrutura brasileira para lançar foguetes no espaço se dá pelo fato de o Centro estar estrategicamente localizado, já que fica na linha do Equador e tem uma proximidade maior da superfície terrestre com o espaço.

OBS: Veja abaixo uma reportagem da TV NBR exibida hoje sobre esse assunto.



Fonte: Site UOL Notícias – https://noticias.uol.com.br

Comentário: Pois é, ta aí a situação. Uma vez mais agradecemos ao nosso leitor Jahyr Jesus Brito pele envio dessa notícia.

Comentários

  1. ola!
    qual sera a vantagem do brasil nessa situação. se um dia o brasil conseguir ter seu foguetes próprio. com USA aqui,
    a concorrência vai ser grande. sendo que o brasil só vai perde pelos foguetes do USA aqui no território brasileiro. Triste isso.

    ResponderExcluir
  2. É meu caro Duda.É ai que a "porca torce o rabo".Por que o atual golpe.Por que o suicídio de Getúlio.Po que nosso almirante Othon está preso e tantos outros porquês? Isso te a ver com interesses de grandes grupos econômicos e governos estrangeiros nos nossos recursos naturais tais como o nióbio, o petróleo,a excelente base de Alcântara;o nosso mercado interno,nossas grandes empresas já quase todas entregues e outros tantos mais.Há dentro da nossa sociedade um grupo a quem interessa que o Brasil se integra no mundo de forma autônoma e outro grupo a quem interessa se associar ao mercado internacional inserindo o Brasil de forma submissa.Essa é uma luta antiga e ainda vai dar muito "pano para manga",como se dizia antigamente.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo com bons olhos essa parceria entre Brasil e EUA, não por questões ideológicas de esquerda ou de direita, mas sim por saber que não possuímos uma representação digna de estabelecer parcerias onde os dois ganham. Um governo corrupto o qual temos poderá muito bem utilizar essa parceria para ganhos pessoais, enquanto que para o Brasil, possivelmente não teremos ganhos. Além disso, pode ser um passo a mais para afundar o que já está morrendo afogado: o PEB.

    ResponderExcluir
  4. É uma vergonha vermos nossa nação nessa situação em governos que se dizem democráticos mas desgraçadamente se vendem por alguns milhões de dólares que já sabemos que vão para os jantares dos corruptos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário