segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Alunos do ITA São Premiados em Olimpíada Internacional de Matemática

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (05/08) no site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) destacando que alunos deste instituto foram premiados em Olimpíada Internacional de Matemática.

Duda Falcão

Notícias

Alunos do ITA São Premiados em
Olimpíada Internacional de Matemática

Assessoria de Comunicação Social
05/08/2016


Entre os dias 25 e 31 de julho, um total de 320 estudantes de mais de 70 universidades do mundo inteiro disputaram a 23th  International Mathematics Competition for University Students (IMC), realizada em Blagoevgrad, na Bulgária.

O desafio é solucionar, em duas sessões de cinco horas cada, problemas das áreas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item deve ser precisamente formulado, incluindo a apresentação do resultado de forma detalhada.

O destaque foi o aluno Tadeu Pires de Matos Belfort Neto, do ITA, único brasileiro a conseguir medalha de ouro em ambos os anos: 2015 e 2016. O melhor resultado do Brasil neste ano foi do aluno Rafael Miyazaki, da PUC-Rio, que ficou na 23ª posição. Dentre quinze alunos de faculdades brasileiras presentes na IMC, Rafael e Tadeu foram os dois únicos a obterem medalha de ouro neste ano.

A equipe do ITA, composta por seis alunos, teve cinco alunos premiados, conquistando uma medalha de ouro (first prize), duas medalhas de prata (second prize) e duas de bronze (third prize).

Quanto à classificação por equipes, leva-se em conta a pontuação dos três melhores alunos e também a média de todos os alunos da equipe. Com esse critério, a equipe do ITA ficou na 25ª posição na classificação geral, entre 72 equipes de universidades presentes. A equipe da PUC-Rio ficou na 23ª posição, sendo o primeiro lugar da América Latina.

A participação da equipe do ITA foi coordenada pelo Prof. Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. O professor afirma que o ótimo resultado alcançado pela equipe deveu-se ao preparo e competência dos alunos, viabilizado pelo patrocínio de empresas que se dispuseram a financiar os estudantes; e ressalta a necessidade da continuidade desse apoio para os próximos eventos. Neste ano a viagem à Bulgária, a inscrição no evento e a hospedagem para os alunos do ITA foram patrocinadas pelas empresas Embraer http://www.embraer.com.br (link is external), Lecrec, Mais Unidos http://maisunidos.org/ (link is external) e pelo empresário Walter Schalka. Os alunos do ITA contaram com o apoio da Associação Acadêmica Santos-Dumont.

Na seguinte tabela estão os resultados dos alunos do ITA.

NomePrêmio
Tadeu Pires de Matos Belfort NetoOuro (First Prize)
Pedro Freire Mascarenhas PontesPrata (Second Prize)
Erik Gabriel Araújo de MedeirosPrata (Second Prize)
Victor Tadeu Tetsuo SuzukiBronze (Third Prize)
Glauber de Lima GuarinelloBronze (Third Prize)
Wagner Fonseca RodriguesMenção Honrosa 

Mais informações podem ser encontradas nos seguintes locais:

Resultados de todos os brasileiros neste ano:


Site do evento internacional: 


Classificação geral por alunos:


Classificação geral por universidades:



Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário