O Lander Lunar Japonês 'Resilience' Entra em Órbita ao Redor da Lua

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: ispace
O Resilience, o segundo lander lunar da empresa japonesa ispace, durante os preparativos pré-lançamento.

No dia de ontem (07/05), o portal SpaceNews noticiou que a empresa japonesa ispace havia anunciado que seu segundo lander lunar está agora em órbita ao redor da Lua, antes de uma tentativa de pouso prevista para o início de junho.
 
De acordo com a nota do portal, a empresa comunicou no dia 6 de maio que o lander lunar "Resilience" entrou em órbita às 17h41 no horário do Leste dos EUA, após realizar uma queima de aproximadamente nove minutos de seu propulsor principal — a mais longa já realizada pela espaçonave. A empresa não divulgou os parâmetros orbitais da nave.
 
Alcançar a órbita lunar é o sétimo de dez marcos da Missão HAKUTO-R M2, que começou com a conclusão dos preparativos pré-lançamento em janeiro e terminará com o alcance de um “estado estável do sistema” na Lua após o pouso. O pouso está agendado para não antes de 5 de junho, às 15h24 no horário do Leste dos EUA.
 
O Resilience foi lançado em 15 de janeiro a bordo de um Falcon 9, compartilhando o lançamento com o pousador lunar Blue Ghost 1 da Firefly Aerospace. A nave seguiu uma trajetória de baixa energia para minimizar a propulsão necessária para alcançar a Lua, realizando um sobrevoo lunar em 14 de fevereiro em uma trajetória que a levou a 1,1 milhão de quilômetros da Terra antes de retornar para entrar em órbita lunar.
 
A espaçonave deve pousar próximo ao centro de Mare Frigoris, a cerca de 60 graus de latitude norte. A empresa afirmou estar considerando três locais alternativos de pouso, se necessário, todos viáveis até o dia 8 de junho.
 
A nave está transportando diversas cargas úteis de demonstração tecnológica e outras de empresas japonesas e de uma universidade taiwanesa. Ela também carrega uma pequena casa modelo, chamada Moonhouse, do artista sueco Mikael Genberg.
 
Além disso, o lander leva o Tenacious, um “micro rover” desenvolvido pela subsidiária europeia da ispace, a ispace Europe. O Tenacious irá explorar a região ao redor do local de pouso e também coletar regolito lunar, cuja propriedade será transferida para a NASA sob um acordo de US$ 5.000 firmado em 2020 como parte de uma iniciativa para demonstrar direitos sobre recursos lunares.
 
O Resilience é a segunda missão de pouso lunar da ispace. Sua primeira missão falhou ao tentar pousar em abril de 2023, falha que a empresa mais tarde atribuiu a um problema de software.
 
“Concluímos com sucesso as manobras até agora aproveitando a experiência operacional adquirida na Missão 1, e estou muito orgulhoso da equipe por completar com sucesso a manobra mais crítica e entrar em órbita lunar”, disse Takeshi Hakamada, CEO da ispace, em comunicado após a entrada do Resilience em órbita lunar.
 
O próximo lander lunar da empresa está sendo construído por sua subsidiária americana, a ispace U.S., como contratada da Draper. Esse lander está programado para ser lançado em 2026 como parte do programa CLPS (Commercial Lunar Payload Services) da NASA. Em seguida, um lander construído no Japão será lançado em 2027.
 
A empresa anunciou em 30 de abril que faz parte de uma equipe selecionada pela agência espacial japonesa JAXA para desenvolver um pequeno orbitador lunar para mapear depósitos de gelo de água na Lua. O projeto, financiado pelo Fundo de Estratégia Espacial do país, é liderado pelo Instituto de Ciência de Tóquio, com a ispace afirmando que terá um “papel central” no desenvolvimento, lançamento e operação da espaçonave. A empresa informou que está negociando um contrato com o Instituto de Ciência de Tóquio para finalizar seu papel no projeto e o pagamento correspondente.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários