Atualização da Licença FAA Aproxima a SpaceX do Próximo Lançamento do Starship
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: SpaceX
![]() |
| A SpaceX anunciou, no dia 13 de maio, um teste bem-sucedido de queima estática de longa duração do estágio superior do Starship que será usado na próxima missão Flight 9. |
No dia de ontem (16/05), o portal SpaceNews noticiou que a SpaceX está um passo mais perto de conquistar a aprovação regulatória para seu próximo voo de teste do Starship, um lançamento crucial após os fracassos dos dois voos anteriores.
De acordo com a nota do portal, a Administração Federal de Aviação (FAA) anunciou no final do dia 15 de maio que atualizou a licença de lançamento do Starship antes do próximo voo do veículo. Essa atualização incorporou uma aprovação ambiental no início deste mês, permitindo que a SpaceX realize até 25 lançamentos por ano a partir de sua instalação Starbase, no sul do Texas, cinco vezes o limite anual anterior.
A FAA observou, no entanto, que a atualização da licença sozinha não permite que a SpaceX realize o próximo lançamento do Starship, conhecido como Flight 9. "A SpaceX não pode lançar até que a FAA feche a investigação do acidente do Flight 8 ou tome uma decisão sobre o retorno ao voo", disse a agência em um comunicado. "A FAA está revisando o relatório do acidente que a SpaceX submeteu no dia 14 de maio."
No Flight 8, em março, o Starship sofreu o que a SpaceX chamou de um “evento energético” na seção traseira do estágio superior do Starship durante sua ascensão, causando o desligamento de vários motores Raptor e fazendo o veículo perder o controle de atitude. O veículo reentrou sobre o Caribe.
Isso foi semelhante a uma falha no Flight 7, em janeiro. A SpaceX disse pouco antes do lançamento do Flight 8 que o estágio superior sofreu uma “resposta harmônica várias vezes mais forte em voo do que havia sido observada durante os testes”, sobrecarregando o sistema de propulsão e criando vazamentos de propelente que causaram incêndios. A FAA aceitou essas conclusões no dia 31 de março.
Naquela época, nem a FAA nem a SpaceX divulgaram detalhes sobre a possível causa da falha do Flight 8. A FAA afirmou, então, que os lançamentos do Starship não seriam retomados até que aceitasse o relatório do acidente do Flight 8 ou tomasse outra decisão de que os lançamentos podem ser retomados com segurança.
A SpaceX está avançando com os preparativos para o Flight 9, incluindo um teste de queima estática de longa duração do estágio superior do Starship no dia 13 de maio. A empresa afirmou que estava em “preparações finais” para o lançamento. Avisos de espaço aéreo e marítimos indicam que o lançamento pode ocorrer já em 22 de maio, dependendo da aprovação da FAA.
“Logo antes do voo do Starship na próxima semana, farei uma palestra na empresa explicando o plano de jogo para Marte em Starbase, Texas”, postou Elon Musk, CEO da SpaceX, nas redes sociais no dia 13 de maio, acrescentando que a palestra também será transmitida online.
Após os dois fracassos anteriores do Starship, algumas pessoas no Caribe pediram mudanças na trajetória do Starship para evitar o fechamento de espaço aéreo e outras interrupções causadas pelos destroços que caem. O ProPublica informou no dia 15 de maio que Stephen Doughty, o ministro do governo do Reino Unido responsável pelos territórios ultramarinos como as Ilhas Turks e Caicos no Caribe, entrou em contato com o Departamento de Estado dos EUA pedindo mudanças no perfil de voo e no horário do Starship para minimizar os riscos para as ilhas.
A FAA publicou, no dia 15 de maio, uma avaliação ambiental para os fechamentos atualizados de espaço aéreo para o lançamento do Flight 9. A área de risco de aeronaves, ou AHA, agora se estende às Bahamas e às Ilhas Turks e Caicos. “Os acidentes do veículo Starship nos voos 7 e 8 causaram uma maior probabilidade de falha do veículo e, portanto, uma AHA maior”, afirma o documento.
O documento afirma que mais de 175 voos seriam afetados pelos fechamentos de espaço aéreo, muitos dos quais seriam atrasados por uma média de 40 minutos para evitar a zona de risco. O lançamento também ocorreria “fora dos períodos de pico de trânsito”, com decolagem prevista para as 19h30 (horário do leste dos EUA). Além disso, o principal aeroporto das Ilhas Turks e Caicos, o Aeroporto Internacional de Providenciales, será fechado durante a janela de lançamento.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário