Sobre a Natureza dos SRBs de Haste e Tubo e Aerospike, na Visão de Estudante da FIAP

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Recentemente, enquanto navegava pelo LinkedInjá que sou entusiasta de notícias sobre tecnologias de propulsão — deparei-me com uma publicação curiosa que chamou minha atenção. Era de um jovem chamado Olivier A. Virthe, que, ao que tudo indica, é canadense e estudante de Engenharia Mecatrônica em uma das unidades da FIAP.
 
Disse o jovem Olivier em inglês em sua nota "Nas últimas semanas, me deparei com um padrão muito interessante relacionado a motores de foguetes sólidos. Enquanto investigava possíveis configurações de motores, comecei a observar quanto ganho de eficiência o layout de grãos de haste e tubo proporciona, mesmo apesar do peso estrutural adicional.
 
Assim, decidi buscar e construir um motor experimental, onde aproveitaria a estrutura adicional do grão R & T e adicionaria um bico Aerospike, criando assim um ganho adicional de eficiência. Essa hipótese precisa ser mais estudada e testada, mas, enquanto isso, desejo compartilhar o progresso atual.
 
Considerando que todas as dimensões foram estabelecidas, para sua construção.
 
Então, tudo o que resta é realmente construí-lo e testá-lo em nosso estande!
 
(O gráfico de simulação não inclui o aumento potencial de eficiência criado pelo bico aerospike.)"



É realmente curioso ver um estudante canadense realizando pesquisas na FIAP — certamente há uma boa história por trás disso. No entanto, o mais importante aqui é que, mesmo eu não sendo um profissional da área, a questão levantada pelo Olivier me parece bastante relevante. Prova disso é a repercussão que seu post teve, com diversas reações, inclusive a do Eng. José Miraglia, sócio-proprietário da startup Edge Of Space e também Prof. da FIAP.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários