[Publicação Nr 20.000] A Startup 'Space Epoch' da China Realizou Com Sucesso Teste de Decolagem Vertical e Amerissagem

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Sepoch
O foguete de verificação Hiker-1 (YXZ-1) da Sepoch paira sobre o mar antes da amerissagem, em 28 de maio de 2025.

No dia de ontem (29/05), o portal SpaceNews noticiou que a fabricante chinesa de foguetes Space Epoch realizou seu primeiro lançamento vertical e pouso com amerissagem antes de uma possível tentativa de lançamento orbital ainda este ano.
 
De acordo com a nota do portal, o foguete de verificação Yuanxingzhe-1 (YXZ-1) decolou de uma estrutura de aço elevada no porto espacial de Haiyang, província de Shandong, às 16h40 no horário do Leste dos EUA (20h40 UTC) em 28 de maio.
 
Um vídeo do teste mostra o foguete subindo verticalmente a partir da plataforma de lançamento, antes de desligar seus motores a cerca de 2,5 quilômetros de altitude. Os motores são religados durante a descida livre, e o foguete realiza uma descida vertical controlada e propulsiva, culminando em uma amerissagem suave nas águas próximas à costa de Haiyang.
 
Space Epoch, oficialmente chamada Beijing Jianyuan Technology Co., Ltd., e também conhecida como Sepoch, declarou o teste como um “sucesso completo” em um comunicado. A empresa destacou oito fases de voo: ignição e decolagem, subida com empuxo total, ajuste de empuxo variável, desligamento do motor, descida livre, reativação dos motores, desaceleração e sustentação, e amerissagem suave.
 



Segundo a Space Epoch, o foguete de teste utilizou aço inoxidável de paredes finas, com diâmetro de 4,2 metros, altura total de 26,8 metros e massa de decolagem de cerca de 57 toneladas. O teste durou 125 segundos e alcançou cerca de 2,5 quilômetros de altitude. O foguete utilizou motores Longyun movidos a metano e oxigênio líquido, fornecidos pela empresa comercial Jiuzhou Yunjian (JZYJ).
 
A Space Epoch afirma que o teste estabeleceu uma base sólida para o primeiro voo completo do YXZ-1, também conhecido como Hiker-1 em inglês, ainda este ano.
 
De acordo com relatórios anteriores, o Hiker-1 foi projetado para ser reutilizável e transportar até 10.000 quilos de carga útil para a órbita baixa da Terra.
 
No ano passado, a empresa firmou uma parceria estratégica com a operadora de satélites Shifang Xinglian para construir uma constelação de satélites em órbita média da Terra. Também fez parceria com o Taobao, a principal plataforma de e-commerce da Alibaba, para explorar a viabilidade de entregas expressas por foguetes.
 
Este não é o primeiro teste de decolagem vertical e amerissagem suave na China este ano. Em janeiro, a estatal Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai (SAST) realizou um teste de maior altitude para seu planejado foguete reutilizável da série Longa Marcha 12, novamente utilizando motores da JZYJ, tentando alcançar uma altitude de cerca de 75 km.
 
Embora imagens não oficiais tenham sido publicadas online mostrando uma fase de subida aparentemente nominal, a empresa não forneceu declarações oficiais sobre o resultado do teste.
 
O Hiker-1 é um dos diversos foguetes reutilizáveis em desenvolvimento na China que podem estrear ainda este ano, seja em modo descartável ou tentando reutilização do primeiro estágio desde o início.
 
Entre eles estão o Zhuque-3, de aço inoxidável, da Landspace; o Longa Marcha 12A da SAST; o Tianlong-3 da Space Pioneer; o Hyperbola-3 da iSpace; e o Pallas-1 da Galactic Energy.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários