China Lança Com Sucesso Sonda Espacial Para Coletar Amostras de Asteroide e Cometa

Caros leitores e leitoras do BS!
 
[Imagem: CNSA]
Ilustração da missão da sonda Tianwen-2, no alto, e, no fundo, a sonda examinando o asteroide Kamo'oalewa, primeiro alvo da missão.

No dia de ontem (29/05), o portal Inovação Tecnológica noticiou que um Foguete Longa Marcha 3B lançou com sucesso ao espaço a primeira missão chinesa destinada a coletar amostras de um asteroide e de um cometa, trazendo as amostras de volta à Terra para estudos.
 
De acordo com a nota do portal, a sonda espacial, batizada de Tianwen-2, deverá coletar amostras do Asteroide 469219 Kamo'oalewa, conhecido por sua órbita estável e relativa proximidade com a Terra, além de visitar o Cometa 311P/PANSTARRS.
 
A coleta de amostras dos dois corpos celestes permitirá análises inéditas sobre a composição primordial do Sistema Solar e os processos que deram origem aos planetas.
 
Pesando cerca de 2,1 toneladas, a sonda está equipada com instrumentos projetados para realizar mapeamentos detalhados da superfícies dos dois objetos, além de análises químicas de sua composição e, mais importante, para a captura física das amostras que serão trazidas de volta à Terra.
 
A operação de coleta em múltiplos corpos celestes é inédita, um desafio tecnológico complexo que exigirá manobras de precisão, autonomia, comunicação constante com o centro de controle em Terra e grande confiabilidade da nave.
 
Alvos
 
A sonda deverá chegar no ano que vem ao asteroide Kamo'oalewa, ou 2016 HO3, um asteroide descoberto em 27 de abril de 2016 e considerado o quasi-satélite mais estável da Terra.
 
A Tianwen-2 deverá orbitar o asteroide até conseguir identificar o melhor local de pouso, quando então se aproximará para realizar o trabalho de amostragem. Coletadas as amostras, a sonda voará de novo rumo à Terra, em uma viagem de cerca de sete meses, quando então a cápsula de retorno será liberada e se dirigirá para a reentrada na atmosfera.
 
A sonda propriamente dita prosseguirá viagem, dirigindo-se então rumo ao cometa 311P/PANSTARRS, localizado na parte interna do cinturão principal de asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter.
 
Se tudo correr bem, a China irá se tornar o terceiro país a trazer amostras de asteroides para a Terra, depois do Japão, com sonda Hayabusa 2, que coletou amostras do asteroide Ryugu, e dos EUA, com a sonda OSIRIS-REx, que coletou amostras do asteroide Bennu e agora segue rumo ao asteroide Apófis, onde deverá chegar em 2029.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários