SpaceX Se Prepara Para Novo Lançamento do Starship Nesta Terça-Feira (27) Após Falhas Explosivas

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de hoje (27/07), o portal Space Daily noticiou que a SpaceX está preparada para o próximo voo de teste de seu Megafoguete Starship nesta terça-feira (27) — peça central (no Universo Flash Gordon) das ambições de Elon Musk para o Planeta Marte — após as duas últimas tentativas terminarem em explosões.
 
De acordo com a nota do portal, a janela de lançamento se abre às 18h30 (23h30 GMT), a partir da instalação Starbase da empresa, próxima a uma vila no sul do Texas que recentemente votou para se tornar uma cidade, também chamada Starbase.
 
Com 123 metros de altura, o Starship é o maior e mais poderoso veículo de lançamento já construído, e carrega as esperanças de Musk de tornar a humanidade uma espécie multiplanetária.
 
A NASA também está contando com uma variante do Starship para servir como módulo de pouso tripulado na missão Artemis 3, que visa levar os americanos de volta à Lua.
 
No entanto, os dois últimos testes terminaram com os estágios superiores explodindo em cascatas de fogo, espalhando destroços sobre ilhas do Caribe e causando interrupções em voos — o que aumentou a pressão sobre a SpaceX para acertar desta vez.
 
A empresa aposta que sua abordagem agressiva de testes, que a ajudou a se tornar a força dominante nos voos espaciais comerciais, trará frutos novamente.
 
Ainda assim, reconheceu em comunicado que o progresso “nem sempre virá em saltos”.
 
Segundo o Wall Street Journal, a SpaceX está realocando pessoal e recursos para o programa Starship em uma tentativa de preparar o veículo para uma missão a Marte já no próximo ano.
 
Por outro lado, a SpaceX já demonstrou três vezes que consegue capturar o propulsor do primeiro estágio Super Heavy com os braços robóticos gigantes de sua torre de lançamento — uma façanha ousada de engenharia que, segundo a empresa, é fundamental para tornar o sistema rapidamente reutilizável e reduzir custos.
 
Neste nono voo, será a primeira vez que a empresa reutilizará um propulsor Super Heavy. Como resultado, não tentará capturá-lo desta vez, optando por um pouso no Golfo do México.
 
Assim como em missões anteriores, o estágio superior tentará dar meia volta ao planeta e cair no Oceano Índico.
 
Pela primeira vez, a SpaceX também tentará lançar uma carga útil: protótipos de seus satélites de internet Starlink, que devem se desintegrar na atmosfera.
 
Ao aprovar o lançamento, a Administração Federal de Aviação (FAA) informou que quase dobrou a zona de interdição do espaço aéreo para 1.600 milhas náuticas a leste do local de lançamento. A agência está coordenando com autoridades do Reino Unido, das Ilhas Turcas e Caicos (controladas pelos britânicos), das Bahamas, do México e de Cuba.
 
A FAA também aprovou recentemente um aumento no número de lançamentos anuais de cinco para 25 — afirmando que a maior frequência não impactaria negativamente o meio ambiente, contrariando grupos de conservação que alertaram que a expansão poderia colocar em risco tartarugas marinhas e aves costeiras.
 
Se você é um dos que acreditam neste projeto, convidamos a assistir — em português — à transmissão do nono lançamento do Starship, através do Canal HOMEM DO ESPAÇO, do nosso parceiro e amigo Junior Miranda. O link está abaixo.
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários