China Dispara Laser Infravermelho Contra o Seu Satélite Tiandu-1 Localizado a Quase 130 mil Quilômetros de Distância da Terra

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Reddit/Reprodução

Pois então, no dia 09/12, o portal Gizmodo Brasil noticiou que no último final de semana, a China realizou um feito surpreendente ao disparar um laser infravermelho contra um satélite localizado a meio caminho entre a Terra e a Lua. A intenção era atingir o Satélite Tiandu-1, a quase 130 mil quilômetros de distância do nosso planeta.
 
De acordo com a nota do portal, mesmo com essa distância, o laser conseguiu atingir um pequeno retrorrefletor do satélite, com o mesmo refletindo o sinal de volta para a Terra, e sendo captado por um observatório em menos de um segundo, através de um telescópio de 1,2 metros.
 
Vale lembrar que a NASA já fez experimentos semelhantes. Porém, a China conseguiu pela primeira vez alcançar este feito durante o dia, sob a luz forte do sol.
 
De acordo com a China, disparar o laser na direção da Lua e atingir o retrorrefletor do satélite é como atirar em um fio de cabelo a 10 quilômetros de distância.
 
O Tiandu-1 é um satélite de testes para comunicação e navegação lunar. Isso porque o uso de tecnologias de monitoramento via laser é crucial para futuras missões espaciais.
 
Medições Precisas e Comunicação Espacial
 
O sucesso da operação da China viabiliza possíveis aplicações para a tecnologia de comunicação a laser DSOC (Deep Space Optical Communications).
 
A DSOC permite taxas de transferência de dados 100 vezes superiores às ondas de rádio. Em 2023, por exemplo, a NASA conseguiu testar a tecnologia usando a espaçonave Psyche, recebendo uma mensagem do espaço enviada a 16 milhões de quilômetros.
 
Mas o diferencial da China é o teste usando laser durante o dia, pois a interferência da luz do Sol é um dos principais obstáculos. Portanto, ao disparar o laser contra a Lua sob a luz do dia, a China pode contribuir para o desenvolvimento de sistemas de medições de distância no espaço de alta precisão.
 
Ele também pode ser usado em comunicação espacial em alta velocidade. E isso inclui comunicação entre a Terra e Marte.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários