A NASA Continuará os Esforços de Recuperação da 'Missão Lunar Trailblazer' Até Meados de Junho.
Caros leitores e leitoras do BS!
Crédito: Lockheed Martin
![]() |
| A espaçonave Lunar Trailblazer da NASA foi projetada para orbitar a Lua a fim de mapear as concentrações e a forma da água. |
Vocês lembram da Missão Lunar Trailblazer da NASA? Pois então, o portal SpaceNews noticiou ontem (02/05) que a NASA continuará os esforços para restabelecer o contato com essa espaçonave lunar até meados de junho, mantendo a esperança de que ainda possa realizar sua missão de buscar gelo de água na Lua.
De acordo com a nota do portal, em um comunicado de 30 de abril, a NASA informou que as condições devem ser favoráveis em maio e na primeira metade de junho para que o Lunar Trailblazer gere energia e reative seu rádio, o que pode permitir que os controladores restabeleçam a espaçonave e executem sua missão original.
A pequena espaçonave foi lançada como carga secundária em 26 de fevereiro a bordo do Falcon 9 que transportava o módulo lunar IM-2 da Intuitive Machines. No entanto, o contato com a espaçonave foi perdido menos de 12 horas após o lançamento, e não foi restabelecido, exceto por um breve período no dia seguinte ao lançamento.
A NASA concluiu que a espaçonave estava “girando lentamente em um estado de baixa energia”, o que impedia a comunicação e também a realização das manobras necessárias para entrar em órbita lunar. Antes do comunicado de 30 de abril, a última atualização havia sido em 12 de março, quando a NASA afirmou que a missão científica principal da Lunar Trailblazer “já não era mais possível”, mas que poderiam existir missões alternativas.
“Nós sabemos a posição da Lunar Trailblazer por meio da astronomia baseada em solo e podemos modelar sua rotação e orientação com base nessas observações”, disse Louise Prockter, diretora da divisão de ciência planetária da NASA, durante uma reunião do Grupo de Análise do Programa de Exploração de Marte (MEPAG) em 30 de abril. “No momento, não parece que luz solar suficiente esteja atingindo os painéis solares da espaçonave.”
Isso pode mudar nas próximas semanas, com uma alteração na orientação permitindo que mais luz solar atinja os painéis, o que poderia recarregar as baterias da espaçonave e ligar seu rádio. “Se isso acontecer, podemos começar a nos comunicar com ela. Podemos comandá-la, e ainda há alguma esperança de colocá-la em uma órbita científica ao redor da Lua e realizar muitos experimentos científicos.”
Ela reconheceu, porém, que o esforço é uma “aposta difícil” considerando o que se sabe sobre a espaçonave. “É muito difícil o que estamos tentando fazer, mas a equipe de operações da missão continua monitorando o sinal da espaçonave usando uma rede global de antenas” que complementa a Rede de Espaço Profundo da NASA.
No comunicado, a NASA disse que, se os controladores conseguirem restabelecer a Lunar Trailblazer, a agência conduzirá uma “revisão de continuação/encerramento” para determinar se a espaçonave pode realizar alguma versão de sua missão original. Se o contato não for restabelecido até meados de junho, “a NASA começará o encerramento da missão.”
“Ainda temos esperança, mas neste momento parece cada vez menos provável que conseguiremos retomar o contato com a Lunar Trailblazer”, concluiu Prockter.
A NASA criou uma comissão independente no final de abril para determinar a causa raiz dos problemas com a Lunar Trailblazer. Essa comissão também identificará lições aprendidas para missões futuras.
A Lunar Trailblazer é uma das três missões selecionadas pela NASA em 2019 como parte do programa SIMPLEx (Small Innovative Missions for Planetary Exploration), que visa missões científicas planetárias de baixo custo, porém com maior risco. A segunda missão, Janus, foi cancelada em 2023 quando atrasos no lançamento compartilhado a impediram de realizar seu sobrevoo planejado a um asteroide. As espaçonaves já concluídas estão armazenadas, com discussões em andamento sobre usá-las para visitar o asteroide Apophis antes de sua aproximação da Terra em 2029.
A terceira missão do SIMPLEx, ESCAPADE, estava programada para ser lançada no outono passado no voo inaugural do foguete New Glenn da Blue Origin, mas a NASA retirou as espaçonaves gêmeas desse lançamento porque os atrasos no veículo significariam perder a janela de lançamento de outubro de 2024. Agora, a missão está avaliando opções para lançar a ESCAPADE entre este verão e a próxima primavera no New Glenn, disse Shannon Curry, integrante da equipe científica da ESCAPADE, em uma palestra no dia 1º de maio no MEPAG.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário