O 'Foguete Vega C' Europeu Está Pronto Para Retornar ao Voo Após Segundo Teste Bem Sucedido do 'Motor Zefiro-40'
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Avio
No dia de hoje (04/10), o portal SpaceNews noticiou que o segundo teste bem-sucedido do motor de foguete Zefiro-40 redesenhado, abre o caminho para o Foguete Vega C da europeu retornar ao voo, quase dois anos após a falha no seu lançamento.
De acordo com a nota do portal, a Agência Espacial Europeia (ESA) afirmou em 3 de outubro que a Avio, contratada principal do Vega, testou com sucesso o Motor Zefiro-40 em uma instalação de testes da empresa na Itália. A análise inicial dos dados do teste mostrou que o motor se comportou conforme o esperado, disse a agência.
Este é o segundo teste do Zefiro-40 redesenhado, que serve como o segundo estágio do Vega C. O motor teve uma queima bem-sucedida em um teste em maio, com duração de 94 segundos. A ESA não divulgou o tempo de queima deste segundo teste, mas observou que o último teste foi realizado a uma pressão mais baixa, conforme o planejado, resultando em um tempo de queima mais longo.
Este teste foi o marco final na reformulação do bocal do Zefiro-40, corrigindo um problema que causou a falha do segundo lançamento do Vega C em dezembro de 2022. A Avio originalmente substituiu o material de carbono-carbono no bocal, mas o bocal falhou em um teste de queima estática em junho de 2023, levando a uma reformulação do próprio bocal.
Em uma apresentação no final de agosto, antes do lançamento final da versão original do Vega, Toni Tolker-Nielsen, diretor de transporte espacial da ESA, disse que havia “muita confiança” de que o segundo teste do Zefiro-40 seria bem-sucedido com base no desempenho do motor no primeiro teste.
Ele disse então que o Vega C estava a caminho de retornar ao voo assim que no final de novembro, uma programação que não mudara em mais de um ano, mesmo após a reformulação e testes do motor. “Estamos seguindo um plano que foi estabelecido no meio do ano passado e estou muito confiante de que conseguiremos com o retorno do Vega C no final de novembro”, afirmou.
Essa missão de retorno ao voo transportará o Sentinel-1C, um satélite de imagem por radar que faz parte do programa Copernicus da ESA/Comissão Europeia de naves espaciais de ciência da Terra.
O retorno do Vega C ocorre enquanto a Arianespace, fornecedora de serviços de lançamento, faz a transição do veículo para a Avio. A Arianespace permanecerá responsável pelas operações dos próximos cinco voos do Vega C, programados até o final de 2025, momento em que a Avio assumirá. A Avio já está cuidando das vendas e do marketing do foguete, um papel anteriormente desempenhado pela Arianespace.
Stéphane Israël, CEO da Arianespace, chamou essa transição de “Vexit” durante uma apresentação em 16 de setembro, realizada em conjunto com a Semana Mundial de Negócios Espaciais em Paris. Uma complicação é que os contratos de lançamento do Vega que a Arianespace assinou para missões além de 2025 precisarão ser transferidos para a Avio com o acordo do cliente.
“Não podemos fazer uma transferência forçada”, disse ele, já que o cliente deve concordar voluntariamente com a mudança. Isso cria o risco de que clientes comerciais busquem, em vez disso, um concorrente. Mas, acrescentou, “estamos muito confiantes de que eles aceitarão.”
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário