NASA Lança o Desafio de 'Autonomia Lunar' Para Estudantes dos EUA

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Crédito: Página Moon Daily (Portal Space Daily)
Ilustrativo.

No dia de hoje (11/10), a página MOON Daily do portal Space Daily anunciou que a NASA, em colaboração com vários parceiros, introduziu o Desafio de Autonomia Lunar, uma competição para estudantes de faculdades e universidades dos EUA que visa aprimorar suas habilidades em desenvolvimento de software em um ambiente lunar virtual. As equipes participantes irão criar um agente autônomo que pode realizar tarefas pré-definidas em uma versão simulada da superfície da Lua sem assistência humana. Os agentes controlarão um gêmeo digital do Escavador Piloto ISRU (IPEx) da NASA, um sistema robótico projetado para coletar e transportar solo lunar conhecido como regolito.

Vejam, amantes do espaço, como são as coisas. E Surge a pergunta: por que a Piada Espacial Brasileira (AEB) não se inspira em iniciativas como essa e não cria sua própria competição universitária para incentivar os estudantes a desenvolver soluções para o Programa Espacial do país? Seria por incompetência? Falta de interesse? Recursos limitados? Ou talvez por não agir como uma verdadeira agência espacial? Quem sabe por ter uma agenda nefasta da que deveria ter? Enfim, eu diria que tudo isso se soma a um problema ainda maior: a má formação cidadã dessa gente.

Pois então, de acordo com a nota do portal, sistemas autônomos são essenciais para a exploração espacial, permitindo que espaçonaves e robôs operem com contato mínimo com astronautas ou controle em solo. Esses sistemas devem passar por extensos testes virtuais antes de serem implantados, especialmente para missões como o programa Artemis da NASA, que levará astronautas de volta à Lua. Simulações virtuais oferecem um ambiente seguro e que reduz riscos para avaliar a funcionalidade de hardware e software em uma variedade de cenários.

Os estudantes que participarem do desafio utilizarão as mesmas ferramentas de simulação desenvolvidas pela Caterpillar Inc., aproveitando décadas de pesquisa. A competição exigirá que as equipes gerenciem os sensores do gêmeo do IPEx, mapeiem elevações de superfície e identifiquem obstáculos. Gestão de energia, perigos do terreno e condições de baixa luminosidade, semelhantes a ambientes lunares do mundo real, serão fatores que as equipes devem superar durante a competição.

Elegibilidade

As equipes devem ser compostas por pelo menos quatro estudantes de graduação ou pós-graduação de uma faculdade ou universidade dos EUA, com um professor orientador.

Cronograma e Estrutura do Desafio

O desafio ocorrerá de novembro de 2024 a maio de 2025 e consiste em duas fases. As equipes devem se inscrever até quinta-feira, 7 de novembro de 2024.

Fase 1: As equipes selecionadas desenvolverão e treinarão seu agente autônomo em ambientes virtuais, submetendo seu trabalho três vezes para pontuação em uma fase de qualificação.

Fase 2: As equipes com melhor desempenho aperfeiçoarão seus agentes e terão oportunidades adicionais de competir. As três melhores equipes serão declaradas vencedoras.

Prêmios

Primeiro Lugar: $10.000
Segundo Lugar: $5.000
Terceiro Lugar: $3.000

Para mais informações, incluindo diretrizes detalhadas e requisitos de inscrição, visite o site do desafio em https://lunar-autonomy-challenge.jhuapl.edu/Challenge-Information/index.php#how-to-apply. As inscrições devem ser enviadas até 7 de novembro de 2024, através do NASA STEM Gateway.

O Desafio de Autonomia Lunar é gerenciado pela NASA em parceria com o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (APL), Caterpillar Inc. e Embodied AI. A APL supervisiona o desafio para a NASA.

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