CanSat em Desenvolvimento Por Alunas de Colégio de Porto Alegre, Usará Plataforma Fornecida Pela Startup 'PION Labs' Para Monitorar a Radiação UVB nas Regiões Sul e Sudeste Visando a Prevenção do Câncer de Pele
Prezados leitores e leitoras do BS!
Caros entusiastas do espaço, nesta manhã tive a oportunidade de descobrir um projeto fascinante apresentado por três alunas do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre (RS). O projeto está em exibição desde o dia 21 até hoje, 25/10, durante o evento 'MOSTRATEC - LIBERATO 2024', em Novo Hamburgo-RS.
Intitulado de "NANOSSATÉLITE COMO ALTERNATIVA DE MONITORAMENTO DE RADIAÇÃO UVB NO SUL E SUDESTE DO BRASIL COMO PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE", esse projeto é resultado do empenho das jovens Ana Carolina Bortolomiol Passos, Giovanna Santos Pagnussatt e Victória Jia Ying Shenque. A proposta utilizará um CanSat educacional, desenvolvido pela startup brasileira PION Labs, com o objetivo de monitorar a radiação UVB e contribuir para a prevenção do câncer de pele.
Veja abaixo o resumo desta projeto:
Resumo do Projeto
O presente trabalho tem como propósito elaborar uma proposta de monitoramento de radiação UVB nas regiões Sul e Sudeste do Brasil como prevenção do câncer de pele a partir da customização do nanossatélite PION CanSat. A razão do desenvolvimento do projeto deve-se ao crescente aumento de casos de câncer de pele no Brasil. Segundo o INCA, espera-se mais de 230 mil casos entre 2023 e 2025, sendo mais de 10 mil desses do tipo melanoma que, quando não detectado precocemente, tem menos de 40% de chance de cura dado altas chances de metástase. Esse possui a radiação UVB como um dos principais fatores de risco e, ao utilizar um nanossatélite, há uma maneira inovadora e eficiente de obter dados precisos e em tempo real, possibilitando ações preventivas mais eficazes e impactar positivamente a saúde pública, reduzindo as taxas de morbidade e mortalidade associadas a essa doença.
O objetivo da pesquisa é monitorar o índice de incidência de radiação UVB na atmosfera terrestre na região sul/sudeste do Brasil utilizando um nanossatélite PION CanSat acoplado de um sensor Ultravioleta como estratégia de prevenção do câncer de pele.
Para alcançar o objetivo proposto, será cumprido o caráter bibliográfico, experimental, qualitativo e quantitativo da pesquisa por meio da metodologia estruturada nos seguintes passos:
(i) pesquisa bibliográfica sobre os diferentes tipos de câncer de pele, com foco particular no melanoma e sua correlação com a exposição à radiação UVB, tipos de sensores de radiação UVB e projetos de monitoramento já desenvolvidos;
(ii) instalação do sensor UVB e programação no nanossatélite;
(iii) testes pré-lançamento na superfície terrestre para garantir o funcionamento correto do satélite e do sensor UVB;
(iv) verificar possibilidades e locais nas regiões Sul/Sudeste do Brasil para realizar o lançamento do nanossatélite na atmosfera terrestre para coleta de dados;
(v) análise dos dados coletados durante a órbita a partir da elaboração de gráficos e mapas geoespaciais;
(vi) sugestões de soluções para reduzir os efeitos da radiação UVB a partir de campanhas de divulgação, informando sobre formas de proteção, como o uso de protetor solar, roupas adequadas e chapéus.
Os testes iniciais com o protótipo de nanossatélite demonstram a viabilidade do projeto, com a coleta bem-sucedida de dados a partir dos sensores já disponíveis no nanossatélite, como luminosidade, temperatura, pressão, umidade e gás carbônico.
O Sensor de Raio Ultravioleta UVM-30A foi escolhido devido à sua capacidade de medir os índices de UVB na atmosfera, além de sua eficácia comprovada em projetos de monitoramento ambiental. Ademais, as informações coletadas a partir de artigos científicos reforçam a relação entre a radiação UVB e o desenvolvimento de melanoma na região sul/sudeste do Brasil. Os próximos passos incluem a instalação do sensor selecionado no nanossatélite e o lançamento deste para a coleta de dados na atmosfera terrestre.
A expectativa é de que se possa elaborar um sistema totalmente operacional, capaz de fornecer informações em tempo real sobre a radiação UVB, além de fornecer sugestões de soluções para reduzir os efeitos da radiação UVB na população a partir de campanhas de divulgação, informando sobre formas de proteção, como o uso de protetor solar, roupas adequadas e chapéus, contribuindo assim para a prevenção do câncer de pele e a preservação da saúde da população. Palavras-chave: Nanossatélite, Câncer de pele, Radiação UVB
Banner do Projeto:
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário