Espetáculo Circense: IAE Realiza Cerimônia Comemorativa Pelos Seus 70 Anos de Fundado
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagens: LRIM por, 3S Frutuoso, CV Ângelo e S2 Brioshi
No dia 25/10, o portal do sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) noticiou que a instituição havia completado, no dia 17 de outubro de 2024, 70 anos de sua criação, tendo no dia 18 de outubro, uma sexta-feira, realizado a celebração que teve início no Hangar X40, do IAOp, com uma cerimônia militar presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, e em seguida, por ocasião do evento, houve o lançamento do livro comemorativo.
OBS: É lamentável que o portal do IAE não tenha esclarecido qual fase da instituição estava sendo comemorada: o IAE de duas décadas e meia atrás, quando ainda se fazia algo nesta instituição, ou o IAE atual, que se transformou em uma caricatura de si mesmo, operando mais como um cabide de empregos para oportunistas e militares de carreira. É triste e revoltante observar o que esses militares e os sucessivos governos incompetentes e mal-intencionados fizeram com uma instituição que eu aprendi a admirar desde os meus primórdios como amante deste tema, e hoje observar que ela se assemelha a uma velha senhora debilitada, viciada em lorotas, vivendo na UTI e sem possibilidade nenhuma de recuperação. Porém segue a baixo a nota publicada cheia de enchimento de linguiça (divirtam-se).
De acordo com a nota do portal, o evento enalteceu diversos homenageados, entre eles estão os militares que receberam a medalha por tempo de serviço, os civis e militares que receberam a Medalha Prêmio Força Aérea Brasileira, os Destaques Profissionais e o Coronel Aviador Arnaldo de Oliveira Alves Neto, Vice-Diretor do IAE, que recebeu a menção Destaque Logístico.
“Receber esta Condecoração no IAE em 2024, data na qual completamos 70 anos é uma grande honra! Comungar de mesmo valores com este grupo especial de pessoas dedicadas à resolver problemas da Pátria através de projetos tecnológicos nos faz agradecer a Deus e a nos dedicar de maneira melhor para apoiar ao efetivo civil e militar”, afirma o Coronel Arnaldo, Vice-Diretor do IAE.
Para prestigiar a solenidade, além do Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, também se fizeram presentes a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Vilani, além de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), da Prefeita de Aeronáutica, do Graduado-Master da GUARNAE-SJ, representantes de empresas parceiras, demais convidados e os seguintes ex-Diretores do IAE, Brig Eng Leonardo Magalhães Nunes da Silva e Brig Eng Augusto Luiz de Castro Otero. Os ex-diretores receberam uma maquete do foguete VSB-30.
Durante a cerimônia, o analista da empresa FINEP, Sr. Manoel Cecílio de Miranda foi homenageado com o Título Honorífico “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”.
Houve, também, o reconhecimento do IAE aos servidores que alcançaram 50 anos de serviço, que demonstram uma trajetória de verdadeira ode à perseverança e à paixão, são eles: o Assistente em Ciência e Tecnologia, Sr. João de Paula Santos e o Tecnologista, Sr. Hildo Romeo Quinsan Junior.
Na Ordem do Dia referente ao evento, o Diretor do IAE pontuou que “ao completarmos 70 anos, vivemos um momento pujante para o Programa Especial Brasileiro, com investimentos governamentais da ordem de centenas de milhões de reais em nossa indústria, que está de braços dados com o IAE, com o objetivo de juntos acelerarmos a conquista do Espaço para o país”.
Finalizando as comemorações, houve o lançamento do Livro. Nesta edição, há o destaque às personalidades do Instituto, como o Tenente-Coronel Aviador Ozires Silva, Sr. Jayme Boscov, Major-Brigadeiro Hugo de Oliveira Piva e o Sr. Urbano Ernesto Stumpf. Dentre o rico conteúdo, há também as palavras do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
“Fazendo jus à grandeza alcançada ao longo desses 70 anos de história, faz-se mister reconhecer a magnífica contribuição do IAE e sua imensa responsabilidade na condução de projetos estratégicos para a FAB e para o Brasil, em áreas sensíveis para mantermos nossa soberania – espaço, sistemas de defesa e propulsores”, declara o Diretor-Geral do DCTA.
“Neste Jubileu de Platina, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) alcança o registro histórico de sete décadas de pioneirismo, inovação e de um irretocável trabalho que, de modo notável, contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”, afirmou o Comandante da Aeronáutica.
Parabéns IAE! Ao Espaço! Brasil!
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário