IAE e DLR-MORABA Realizam na Alemanha 'Reunião Técnica e Gerencial' no Âmbito dos Projetos VS50/VLM-1

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: Ten Cel Lacerda/ Maj Rangel /Arquivo Pessoal
 
Pois então caros entusiastas do espaço, no dia de hoje (21/10) o portal do sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) noticiou que uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do próprio IAE realizaram, no período de 16 a 20 de setembro, juntamente com o DLR-MORABA, reuniões gerenciais e técnicas de acompanhamento do desenvolvimento dos Projetos VS-50/VLM-1 nas instalações do DLR em Oberpfaffenhofen na Alemanha.
 
De acordo com a nota do portal, pela comitiva brasileira, participaram o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, bem como integrantes da equipe técnica do projeto VLM-1.
 
Além disso, a comitiva foi acompanhada e recebeu o suporte da Embaixada do Brasil na Alemanha, por meio do Coronel Cavalaria Fernando Augusto Valentini da Silva, Adido do Exército e Aeronáutica no país.
 

As atividades realizadas foram centradas nas discussões e apresentação de resultados sobre o desenvolvimento dos sistemas dos veículos VS-50 e VLM-1 sob responsabilidade do IAE e do MORABA, visando atender aos próximos marcos do projeto, com destaque para o 2º Tiro em Banco do Motor S50 (Operação Olympus), planejado para o 1º semestre de 2025 e para o 1° Voo do veículo VS-50, planejado para o 2º semestre de 2026.
 

Durante o período, houve também, uma reunião de alto nível envolvendo as direções do DCTA, do IAE e a Dra. Anke Pagels-Kerp, responsável pelo setor espacial no Comite Executivo do DLR, onde foram tratados assuntos sobre a continuidade da parceria estratégica do DCTA/IAE com o DLR nos veículos de sondagem VSB-30 e no projeto VLM-1. Após as reuniões, foram realizadas visitas técnicas aos laboratórios do MORABA, com destaque para a estação móvel de telemetria, laboratório de eletrônica, laboratório de integração de sistemas do VS-50, dentre outros.
 
“Esta reunião foi de grande importância para a coordenação das atividades conjuntas desenvolvidas entre o IAE e MORABA, contribuindo sobremaneira para o avanço das soluções científicas que requerem os projetos VS-50 e VLM-1”, afirmou o Tenente-Coronel Engenheiro Lacerda, Gerente do Projeto VLM-1.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários