Procurador da AGU é Eleito Presidente de Subcomitê da Federação Internacional de Astronáutica
Prezados leitores e leitoras do BS!
Pois então, no dia de ontem (16/10) foi postado no site da Advocacia-Geral da União (CGU) a informação de que Procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira (AEB), o Dr. Ian Grosner, foi eleito presidente de subcomitê da Federação Internacional de Astronáutica (IAF), para assim representar o país na maior entidade internacional do setor.
Pois é entusiastas do espaço, o Dr. Ian Grosner é um profissional sério (neste caso ligado a Área de Direito Espacial) que atua na AEB, e como tal, merece nosso respeito e as nossas sinceras congratulações pela conquista deste importante cargo.
Foto: Divulgação
Bom, de acordo com a nota da CGU, o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira (PF-AEB), Ian Grosner, foi eleito, nesta quarta-feira (16/10), para presidir o Subcomitê Latino Americano e do Caribe (LAC-SC) da Federação Internacional de Astronáutica (IAF).
A eleição foi realizada durante o Congresso Internacional de Astronáutica, em Milão (Itália). Na mesma ocasião, Carlos Rodrígues, da Costa Rica, foi eleito vice-presidente do subcomitê.
A IAF é a principal entidade internacional do setor espacial e reúne 513 membros de 78 países, entre agências espaciais, empresas, institutos de pesquisa, universidades e organizações da sociedade civil.
O subcomitê administrativo da IAF para a América Latina e Caribe está vinculado ao Comitê para Conectar Ecossistemas Espaciais Emergentes (IAF-ACCESS). O subcomitê foi criado recentemente e, a partir de agora, passa a funcionar em caráter oficial. O procurador brasileiro será o primeiro presidente eleito e vai exercer o mandato no triênio de 2024 a 2027.
Cooperação Internacional
O procurador Ian Grosner destaca que sua atuação como representante da Agência Espacial Brasileira no subcomitê vai buscar aprofundar a cooperação internacional e a capacitação profissional no setor aeroespacial.
"Participar efetivamente da maior federação de astronáutica do planeta, a IAF, representa pôr em prática um dos pilares do Tratado do Espaço de 1967: a cooperação internacional. A Agência Espacial Brasileira, como ponto central do programa espacial brasileiro, será, certamente, uma facilitadora dos demais atores governamentais, da indústria e da academia do setor espacial brasileiro no cenário internacional", ressalta Grosner.
"A liderança na região da América Latina e Caribe reforça um dos principais objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais 2022-2031. Trabalharei conjuntamente com os demais países emergentes da nossa região objetivando melhor capacitar os estudantes e profissionais do promissor mercado espacial", enfatiza o procurador da AEB.
A Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira é uma unidade vinculada à Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU responsável pela representação judicial e extrajudicial das autarquias e fundações públicas federais.
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso apoiador Eugenio Preza pelo envio desta notícia.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Parabéns Dr. Ian Grosner.
ResponderExcluirSempre avante o Direito Espacial (Space Law), no Brasil e pelo mundo.