Chipre Assina os Acordos Artemis da NASA, Tornando-se Assim a 46ª Nação a Se Comprometer Com Exploração Espacial Liderada Pelos EUA

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Space Daily
 
No dia de ontem (23/10), o portal Space Daily anunciou que a nação insular do Mediterrâneo, Chipre, assinou os Acordos Artemis liderados pelos EUA na quarta-feira (23), tornando-se a 46ª signatária do acordo que estabelece princípios para a exploração segura do espaço.
 
De acordo com a nota do portal, Nicodemos Damianou, vice-ministro de pesquisa, inovação e política digital de Chipre, assinou os acordos durante uma cerimônia na capital do país, Nicosia, com a presença de James O'Brien, secretário assistente de assuntos europeus e eurasianos do Departamento de Estado dos EUA.
 
"À medida que iniciamos esta jornada empolgante, reafirmamos nosso compromisso com uma exploração espacial segura e responsável, além de nossa forte crença na importância da cooperação internacional para garantir que o espaço seja utilizado em benefício de toda a humanidade", disse Damianou, segundo um comunicado da NASA.
 
Fundados pela NASA há quatro anos, os Acordos Artemis estabelecem princípios para a exploração pacífica do espaço, baseando-se no Tratado do Espaço Exterior de 1967. Eles também estão em conjunto com a campanha Artemis da NASA para levar a primeira mulher, a primeira pessoa de cor e o primeiro astronauta parceiro da agência dos EUA à Lua.
 
Jim Free, administrador associado da NASA, disse que eles "aplaudem" o compromisso de Chipre com os acordos, que, segundo ele, aprofundará o engajamento de Nicosia não apenas com a NASA, mas com a comunidade internacional mais ampla.
 
"Ao se juntar a 45 outros países signatários neste esforço, Chipre ajudará a desempenhar um papel na implementação dos acordos e na exploração que é aberta, responsável, transparente e pacífica, em benefício de todos", afirmou Free.
 
O anúncio ocorre menos de duas semanas depois que 42 dos signatários dos acordos se reuniram no Congresso Internacional de Astronáutica em Milão, Itália. A NASA afirmou que foi uma reunião de um número recorde de signatários.
 
Isso também acontece apenas dias antes de o Chile se tornar o 47º país a se comprometer com os acordos.
 
Aisén Etcheverry, ministra da ciência, tecnologia, conhecimento e inovação do Chile, está agendada para assinar o acordo em nome de seu país às 15h de sexta-feira na sede da NASA em Washington, D.C.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários