A NASA Continua a Avaliar o Progresso do Seu Sistema de Vela Solar Após o Lançamento
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de ontem (23/10), o portal Space Daily noticiou que o Sistema Avançado de Vela Solar de Compósito da NASA está avançando nos testes pós-lançamento, com os operadores da missão revisando cuidadosamente os dados para avaliar o desempenho dos braços compostos da espaçonave. Após o bem-sucedido lançamento tanto dos braços quanto da vela solar, a espaçonave continua a experimentar uma leve rotação em órbita devido à desativação do seu sistema de controle de atitude.
de acordo com a nota do portal, antes da fase de lançamento, a equipe desativou o sistema de controle de atitude para acomodar as mudanças na dinâmica da espaçonave durante a abertura da vela solar. Este sistema é vital para manter a orientação da espaçonave no espaço, garantindo o alinhamento adequado para comunicações e coleta de energia solar.
Embora a vela solar tenha sido totalmente desplegada em sua forma quadrada — aproximadamente metade do tamanho de uma quadra de tênis — a equipe está analisando uma leve curvatura detectada em um dos quatro braços compostos. A curvatura provavelmente ocorreu enquanto os braços eram esticados durante o lançamento. No entanto, análises preliminares sugerem que a curvatura se endireitou parcialmente com o tempo, à medida que a espaçonave lentamente gira em órbita.
O objetivo principal da missão do Sistema Avançado de Vela Solar de Compósito é validar o lançamento dos braços compostos, contribuindo com dados cruciais para futuras aplicações dessa tecnologia em velas solares e outras estruturas espaciais. Os dados coletados até agora já foram extremamente úteis e continuarão a informar o avanço das missões de vela solar.
A equipe da missão espera que a leve curvatura não interfira nas manobras planejadas da vela solar, que estão programadas para as etapas posteriores da demonstração da tecnologia.
Atualmente, os esforços estão concentrados em reposicionar a espaçonave, que permanece em modo de baixo consumo de energia para conservar energia. A equipe está trabalhando para otimizar a orientação dos painéis solares para receber mais luz solar e priorizar operações essenciais, como comunicação bidirecional com o controle da missão. Assim que o sistema de controle de atitude for reativado, os operadores poderão posicionar com precisão a antena de alta largura de banda da espaçonave para melhorar a comunicação, coletar dados adicionais e se preparar para as próximas manobras de navegação da missão.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário