A Axiom Space e a Italiana Prada Revelaram o Design do Traje Espacial das Futuras Missões Artemis
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Credit: SpaceNews/J. Foust
A Axiom Space trabalhou com a Prada no design de um traje espacial para uso nas missões lunares Artemis. |
No dia de ontem (16/10), o portal SpaceNews noticiou que a Axiom Space apresentou o design do traje espacial das Missões Artemis que está desenvolvendo para a NASA com a ajuda da Prada.
De acordo com a nota do portal, em uma coletiva de imprensa no Congresso Internacional de Astronáutica aqui em 16 de outubro, a Axiom e a Prada revelaram detalhes sobre a Unidade de Mobilidade Extraveicular da Axiom (AxEMU), o traje que a Axiom está criando para uso pela NASA em missões de pouso lunar, começando com a Missão Artemis 3.
“Hoje marca um passo significativo no caminho para devolver os humanos à superfície da lua,” disse Russell Ralston, vice-presidente executivo de atividade extraveicular da Axiom, na coletiva.
A empresa já havia mostrado versões do traje, incluindo um evento em março de 2023 em Houston. Aqueles eventos anteriores, no entanto, usaram um traje com uma camada de cobertura escura que a Axiom disse não ter sido projetada para uso em um voo espacial real, mas para proteger elementos proprietários do design do traje. Esta versão tem uma camada externa branca que será usada nas missões Artemis.
A Axiom enfatizou as capacidades avançadas do traje, especialmente em comparação com os trajes usados pelos astronautas da Apollo em caminhadas lunares há mais de meio século. “Certamente há muito mais mobilidade neste design de traje,” disse ele. Há também uma maior redundância no traje, além de sistemas de monitoramento de saúde que não estavam disponíveis nos trajes da era Apollo.
O design também mudou em relação às versões anteriores que a Axiom exibiu. “Nos últimos dois anos, realmente iteramos o design de forma bastante rápida,” disse ele. “O que está sob esta camada não é o mesmo que havia há alguns anos.”
Credit: Axiom Space
A revelação veio pouco mais de um ano após a Axiom anunciar que estava trabalhando com a Prada, uma parceria incomum destinada a aproveitar a experiência da Prada em materiais e design.
“Com a parceria com a Prada, conseguimos fazer muito progresso rapidamente,” disse Ralston em uma entrevista.
Ele comentou que a Axiom aproveitou a experiência da Prada em tecidos e design de roupas para ajudar a criar a camada externa do traje, que reflete a luz do sol e impede que a poeira entre nas camadas internas. “Quando nossas equipes se reuniram para projetar o traje, aprendemos uns com os outros sobre como moldar a camada externa, sobre costura e sobre como ajustar esses tipos de tecidos personalizados.”
Essa capacidade é importante porque, segundo ele, há uma expertise limitada disponível no desenvolvimento de trajes espaciais.
“Se você olhar para todas as diferentes tecnologias necessárias dentro do traje, a singularidade dessas tecnologias e sua aplicação, a cadeia de suprimentos tende a ser bastante instável,” disse. “Portanto, uma das coisas que a Prada realmente nos ajudou foi a trazer estabilidade a essa base, especialmente no lado dos tecidos.”
“Para a Axiom, ter um fornecedor que pudesse atender suas necessidades rapidamente e sem problemas era super importante,” disse Lorenzo Bertelli, diretor de marketing do Grupo Prada, em uma entrevista. “Isso é algo que o design de luxo e moda tem, claro, porque a escala é completamente diferente.”
Não surpreendentemente, a Prada também contribuiu para a aparência do traje. “Uma das coisas que era importante para nós era o apelo do traje, a aparência do traje,” disse Ralston. “Algo que a Prada trouxe para a mesa foi ajudar com a estética geral do traje.”
Um aspecto de design que uniu as duas empresas foi uma proeminente faixa vermelha no traje. Ralston observou que isso era uma referência a uma tradição da NASA, onde o traje do comandante da missão teria essa faixa vermelha para diferenciá-lo de outro astronauta. Essa faixa vermelha também é uma assinatura do design da Prada.
Bertelli acrescentou que a Prada apoiou uma equipe no concurso de iatismo da Copa América chamada Luna Rossa, ou Lua Vermelha. “É uma coincidência muito boa que, após mais de 20 anos, essas duas coisas se uniram.”
Embora a Axiom tenha chamado essa versão do traje de seu “design de voo,” a empresa ainda está passando por um processo crítico de revisão de design para o traje, que formalmente congelará o design para produção. “Chegamos a um ponto em que temos um design que achamos ser a resposta certa, por assim dizer,” disse Ralston. “Mas o que você tem que fazer é qualificá-lo, e isso será um processo de testes realmente intensos.”
Esse desenvolvimento, acrescentou, permanece dentro do cronograma para ter trajes espaciais prontos para a missão de pouso lunar Artemis 3, que a NASA agendou para o outono de 2026.
Embora o foco atual do traje seja para caminhadas na lua, Ralston disse que o traje pode ser facilmente adaptado para aplicações em órbita baixa da Terra, como caminhadas espaciais a partir da Estação Espacial Internacional ou da futura estação espacial comercial da Axiom. A NASA havia contratado anteriormente a Collins Aerospace para desenvolver um novo traje para a ISS, mas a Collins disse em junho que estava interrompendo seu trabalho nesse esforço.
“Temos uma única arquitetura de traje, basicamente um único design,” disse. “Tudo o que precisamos fazer para passar de uma missão Artemis para, digamos, uma missão em órbita baixa da Terra, é trocar as botas.”
Tanto Bertelli quanto Ralston disseram que as duas empresas trabalharam bem juntas. “Para avançar tão rapidamente, uma das coisas que foi necessária foi a parceria com outros que estão mais avançados, talvez, do que a indústria espacial em certas áreas, e trabalhar juntos para não ter que reinventar a roda,” disse Ralston.
Bertelli acrescentou que não teve problemas em encontrar pessoas dentro da Prada dispostas a trabalhar no traje espacial, com cerca de 30 funcionários trabalhando nisso em tempo parcial ou integral. “Eu tinha uma fila de pessoas que queriam trabalhar neste projeto. Para eles, era algo extraordinário.”
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