A NASA Revelou o Seu Protótipo de Telescópio Para o Observatório de Ondas Gravitacionais
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: NASA/Dennis Henry
No dia de ontem (23/10), o portal Space Daily noticiou que a NASA apresentou a primeira visão de um protótipo em escala real para seis telescópios que permitirão, na próxima década, a detecção espacial de ondas gravitacionais - ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de buracos negros e outras fontes cósmicas. A Missão LISA (Laser Interferometer Space Antenna) é liderada pela ESA (Agência Espacial Europeia) em parceria com a NASA para detectar ondas gravitacionais usando lasers para medir distâncias precisas - até picômetros, ou trilionésimos de metro - entre um trio de espaçonaves distribuídas em uma configuração vasta, maior que o Sol. Cada lado da configuração triangular medirá quase 1,6 milhão de milhas, ou 2,5 milhões de quilômetros.
"Telescópios gêmeos a bordo de cada espaçonave transmitirão e receberão feixes de laser infravermelho para rastrear seus companheiros, e a NASA está fornecendo todos os seis para a missão LISA", disse Ryan DeRosa, pesquisador do Centro Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland. "O protótipo, chamado de Telescópio da Unidade de Desenvolvimento de Engenharia, nos guiará enquanto trabalhamos para construir o hardware de voo."
O Telescópio da Unidade de Desenvolvimento de Engenharia, fabricado e montado pela L3Harris Technologies em Rochester, Nova York, chegou a Goddard em maio. O espelho primário é revestido de ouro para refletir melhor os lasers infravermelhos e reduzir a perda de calor de uma superfície exposta ao espaço frio, já que o telescópio funcionará melhor quando próximo da temperatura ambiente.
O protótipo é feito inteiramente de um vidro-cerâmica de cor âmbar chamado Zerodur, fabricado pela Schott em Mainz, Alemanha. O material é amplamente utilizado para espelhos de telescópios e outras aplicações que requerem alta precisão, pois sua forma muda muito pouco em uma ampla faixa de temperaturas.
A missão LISA está prevista para ser lançada em meados da década de 2030.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário