A China Selecionou 2 Propostas Para o Desenvolvimento de Rovers Tripulados Para Suas Futuras Missões Lunares

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: CMSEO
Arte representando um dos dois designs de rover selecionados pelo CMSEO para desenvolvimento de protótipos.

No dia de ontem (29/10), o portal SpaceNews noticiou que a Agência de Voos Espaciais Tripulados da China selecionou duas equipes para desenvolver protótipos de rovers para a missão lunar tripulada planejada do país, prevista para ser realizada antes do final da década.
 
De acordo com a nota do portal, no ano passado, o país fez um chamado para designs de um rover que acomodará dois astronautas em uma missão lunar de curta duração, que a China pretende realizar antes de 2030.
 
As equipes da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) e da Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai (SAST), ambos grupos sob a Corporação Chinesa de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CASC), principal contratante estatal de espaço do país, foram selecionadas para desenvolver protótipos, anunciou o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China (CMSEO) em 29 de outubro.
 
“Cada equipe apresentou características únicas em inovação e avanço”, disse Lin Xiqiang, porta-voz do CMSEO, durante uma coletiva de imprensa pré-lançamento da Shenzhou-19 no porto espacial de Jiuquan, em 29 de outubro. “Ambas ganharam o contrato para o desenvolvimento do protótipo do rover lunar e estão progredindo em seus respectivos projetos.”
 
O rover terá uma massa de 200 quilos e um alcance de 10 quilômetros, de acordo com o chamado de propostas de 2023. Lin disse que haverá um chamado para sugestões de nome para o rover.
 

A China já iniciou um plano para pousar um par de seus astronautas na Lua até 2030. A missão usará um par de foguetes Long March 10 em desenvolvimento para lançar separadamente uma espaçonave tripulada, chamada Mengzhou, com três astronautas, e um módulo de pouso, com o aterrador chamado Lanyue.
 
Um par de astronautas descerá à superfície lunar para uma estadia de aproximadamente seis horas na Lua. O CMSEO revelou o design exterior do traje de atividade extraveicular lunar no final do mês passado.
 
O progresso nos vários aspectos da missão está se desenvolvendo conforme planejado, afirmou Lin.
 
“Até agora, a produção do protótipo e os testes em solo do foguete Long March 10, da espaçonave Mengzhou, do módulo lunar Lanyue, dos trajes espaciais para pouso na Lua e do rover lunar tripulado estão em andamento conforme o planejado”, disse Lin.
 
“Concluímos vários testes em grande escala, incluindo o teste de queda integrada da espaçonave, o teste de separação das duas cápsulas do módulo de pouso, o teste de ignição do sistema de propulsão de três motores para o primeiro estágio do foguete e o teste de simulação em alta altitude para o motor de hidrogênio-oxigênio YF-75E. Várias instalações e equipamentos em solo foram construídos e colocados em operação para garantir a produção e os testes mencionados”, disse Lin.
 
Lin também afirmou que o quarto grupo de astronautas da China, selecionado em junho, realizará tanto missões na estação espacial quanto missões lunares tripuladas. “O treinamento se concentrará em habilidades básicas de vida, trabalho e manutenção da saúde em um ambiente de microgravidade, habilidades especiais para atividades extraveiculares, manutenção e reparo de equipamentos, e experimentos de ciência espacial”, disse Lin.
 
“Basicamente, finalizamos o planejamento geral para o teste de voo pré-lançamento, bem como os objetivos de pesquisa científica e as cargas úteis para a primeira missão lunar tripulada”, acrescentou Lin. “Os sistemas em solo, incluindo o local de lançamento, as comunicações de telemetria e controle, e o local de pouso, estão em desenvolvimento e construção conforme o planejado.”
 
Junto com os planos tripulados, a China pretende construir uma base lunar conhecida como Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS).
 
A NASA pretende retornar astronautas à Lua com a missão Artemis 3, atualmente programada para setembro de 2026. No entanto, a própria análise da agência estima uma chance de quase um em três de que o módulo de pouso esteja pelo menos um ano e meio atrasado.
 
A agência também está apoiando o desenvolvimento de um Veículo de Terreno Lunar (LTV) para desenvolver rovers que seriam usados por astronautas nas missões Artemis, começando com a Artemis 5 no final da década.
 
Enquanto isso, a China lançará sua missão Shenzhou-19 para a estação espacial Tiangong em 29 de outubro. O lançamento está programado para as 16h27 (horário do Leste - 2027 UTC) a partir de Jiuquan.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários