FAB Inicia Estudo Para Sistema de Monitoramento de Objetos Espaciais em Órbita Baixa

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Foto: Arquivo CECOMSAER

No dia de ontem (22/10), o portal da Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou ter iniciado um estudo para criação de Sistema de Monitoramento de Objetos Espaciais em Órbita Baixa.
 
De acordo com a nota do portal, uma das etapas para a realização dessa tarefa será a emissão de um Pedido de Informações (RFI) para potenciais fornecedores desse tipo de sistema . (OBS: Olha aí, uma grande oportunidade para as startups espaciais brasileiras)
 
A nota segue informando que o Comando da Aeronáutica (COMAER) iniciou estudos relacionados ao Projeto Sistema de Monitoramento de Objetos Espaciais em Órbita Baixa (SMOE LEO). Este projeto tem como objetivo a aquisição de um equipamento destinado à detecção e rastreamento de objetos espaciais (Space Surveillance and Tracking - SST).
 
Uma das etapas para a realização dessa tarefa será a emissão de um Pedido de Informações (Request for Information - RFI) a potenciais fornecedores desse tipo de sistema. O referido pedido visa à obtenção de dados que permitam avaliar a viabilidade de prosseguir com a iniciativa.
 
Nesse contexto, as empresas interessadas em participar desse estudo podem solicitar sua habilitação para receber o RFI por meio do contato abaixo, preferencialmente até o dia 08/11/2024:
 
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE
 
 
Ressalta-se que a habilitação para o recebimento do RFI e a resposta a esse instrumento não criam nenhuma obrigação, tanto para o Comando da Aeronáutica quanto para a empresa respondente, servindo apenas para fornecer subsídios para a análise da viabilidade do projeto.
 
O BS aproveita para agradecer publicamente ao nosso amigo Eugênio Preza (CEO da startup EP.Space.Br) pelo envio dessa noticia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários