FAB Inicia Estudo Para Sistema de Monitoramento de Objetos Espaciais em Órbita Baixa
Prezados leitores e leitoras do BS!
Foto: Arquivo CECOMSAER
No dia de ontem (22/10), o portal da Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou ter iniciado um estudo para criação de Sistema de Monitoramento de Objetos Espaciais em Órbita Baixa.
De acordo com a nota do portal, uma das etapas para a realização dessa tarefa será a emissão de um Pedido de Informações (RFI) para potenciais fornecedores desse tipo de sistema . (OBS: Olha aí, uma grande oportunidade para as startups espaciais brasileiras)
A nota segue informando que o Comando da Aeronáutica (COMAER) iniciou estudos relacionados ao Projeto Sistema de Monitoramento de Objetos Espaciais em Órbita Baixa (SMOE LEO). Este projeto tem como objetivo a aquisição de um equipamento destinado à detecção e rastreamento de objetos espaciais (Space Surveillance and Tracking - SST).
Uma das etapas para a realização dessa tarefa será a emissão de um Pedido de Informações (Request for Information - RFI) a potenciais fornecedores desse tipo de sistema. O referido pedido visa à obtenção de dados que permitam avaliar a viabilidade de prosseguir com a iniciativa.
Nesse contexto, as empresas interessadas em participar desse estudo podem solicitar sua habilitação para receber o RFI por meio do contato abaixo, preferencialmente até o dia 08/11/2024:
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE
E-mail: projetosmoeleo.copac@fab.mil.br
Ressalta-se que a habilitação para o recebimento do RFI e a resposta a esse instrumento não criam nenhuma obrigação, tanto para o Comando da Aeronáutica quanto para a empresa respondente, servindo apenas para fornecer subsídios para a análise da viabilidade do projeto.
O BS aproveita para agradecer publicamente ao nosso amigo Eugênio Preza (CEO da startup EP.Space.Br) pelo envio dessa noticia.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário